CIM Viseu Dão Lafões entrega Equipamentos para Técnicos de Fogo Controlado

Na passada segunda-feira, 5 de julho, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões promoveu a entrega de equipamentos para Técnicos de Fogo Controlado. A iniciativa decorreu no Edifício Multiusos de Nelas e teve como objetivo dotar os municípios pertencentes à CIM Viseu Dão Lafões de equipamentos de proteção individual (EPI´S) e das ferramentas necessárias para desenvolverem ações de fogo controlado.

Por Luís Silva

O evento contou com a presença do presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Rogério Mota Abrantes, do Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, para além de autarcas do território que compõe a Comunidade Intermunicipal.

Dos equipamentos entregues, destacam-se estações meteorológicas portáteis, rádios, mochilas táticas, computadores portáteis, pinga-lumes, bem como todos os EPI´s indispensáveis para a prossecução das ações de fogo controlado.

A cerimónia ainda ficou marcada pela celebração de um protocolo de capacitação de recursos humanos no âmbito do uso do fogo controlado, entre a CIM Viseu Dão Lafões e a GNR.

É de recordar que, nos últimos meses, a CIM tem desenvolvido ações de capacitação de 25 Técnicos de Fogo Controlado e de 75 Operacionais de Queima, no âmbito do projeto LIFE Landscape Fire – Novas Metodologias para Prevenção de Incêndios Florestais. Este projeto permite explorar novas abordagens à prevenção de incêndios florestais, através da cooperação territorial, indo de encontra às medidas estabelecidas no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas, e da Estratégia Intermunicipal de Proteção Civil e de Proteção da Floresta.

“Esta região foi profundamente afetada pelos acontecimentos de 2017, como comunidade estamos empenhados em desenvolver ações que visem a capacitação de técnicos para uma defesa efetiva da floresta e das populações do nosso território”, destaca José Borges da Silva, presidente da Câmara Municipal de Nelas.

Rogério Mota Abrantes, presidente da CIM Viseu Dão Lafões, sublinha a importância do projeto Life Landscape Fire Project, na medida em que “procura dotar a região de um “know-how”, no domínio do fogo controlado”, fator crucial no reforço da capacidade de prevenção e combate aos incêndios rurais.

O presidente da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões conclui dando ênfase ao esforço na defesa da floresta, à aposta no desenvolvimento económico e social dos espaços rurais e ao “reforço da resiliência do território”.

Para o Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, “a CIM Viseu Dão Lafões tem sido das comunidades intermunicipais mais interventivas na área dos incêndios rurais e na defesa da floresta”, sendo prova de reconhecimento a aprovação por parte das entidade europeias do Projeto Life.

Em maio deste ano, a CIM Viseu Dão Lafões, no âmbito da primeira fase de implementação do Sistema Integrado de Videovigilância para a Prevenção de Incêndios Florestais na Região de Viseu Dão Lafões e Coimbra, já havia instalado 37 Torres de Acompanhamento Remoto, num investimento de cerca de 3,7 milhões de euros.

a