“Sete irmãs” (What Happened to Monday)

 Um filme empolgante de ficção científica produzido pela Netflix e realizado pelo norueguês Tommy Wirkola (“Hansel & Gretel: Caçadores de Bruxas”, “Os Mortos-Vivos Nazis”).

 

Em 2073, a sobrepopulação global e a escassez de recursos levam ao controlo da natalidade, tornando-se ilegal um casal ter mais do que um filho. Quando Karen Settman morre numa sala de partos ao dar à luz as suas sete filhas, o pai dela decide contrariar as políticas governamentais e salvar as suas netas. Para passarem despercebidas, atribui a cada uma o nome de um dia da semana e impõe-lhes uma regra: apenas podem sair de casa no dia da semana correspondente ao seu nome, assumindo sempre a identidade de uma única pessoa, Karen Settman, a sua falecida mãe. Tudo parece correr pelo melhor durante quase trinta anos até que a “Segunda-feira” desaparece misteriosamente.

No papel das sete irmãs temos Noomi Rapace. Interessante observá-la a contracenar com tantas versões diferentes de si mesma. Apesar de serem iguais fisicamente, as irmãs têm todas personalidades muito distintas.

Um filme cheio de suspense e ação, que consegue captar a atenção desde o início.

Este filme acaba por levantar questões políticas e sociais e alertar para o que está a acontecer nos dias de hoje. Apesar de ser ficção, obriga a refletir sobre a escassez de recursos, a sobrepopulação e, também, a poluição. Mostra que o ser humano deve fazer os possíveis para evitar um futuro caótico como este, mas, também, que medidas como as que são tomadas não são uma boa solução.

 

Texto: Mariana Rebelo Silva

Imagem: Divulgação

a