Ciclo “12 em Rede” na Aldeia Histórica de Belmonte celebra a figura de Pedro Álvares Cabral

O Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” chega à Aldeia Histórica de Belmonte já no próximo dia 10 de julho. Terra natal do navegador português Pedro Álvares Cabral, conhecido pela descoberta do Brasil, em 1500, o evento celebra esta figura histórica, bem como toda a família Cabral. Em jeito de ligação ao país sul-americano, ainda haverá uma degustação de sabores brasileiros pela mão do chef Valdir Lubave.

Por Luís Silva

“Por terras de Cabral” é o mote que leva o Ciclo “12 em Rede | Aldeias Históricas” 2021 até à Aldeia Histórica de Belmonte. Com uma história de mais de 500 anos, os locais que outrora pertenceram à família de Pedro Álvares Cabral, como é o caso da residência Paço dos Cabrais, vão agora ser palco de celebrações.

O evento vai contar com uma visita guiada pela aldeia – “Belmonte em época de Cabral”, com a palestra “As receitas do tempo de Pedro Álvares Cabral” e uma experiência gastronómica “Sabores do Brasil”, com a participação do chef Valdir Lubave. No final, Dino d’Santiago, em conjunto com o Coro da Academia Sénior de Belmonte, vão animar o público com um concerto no palco do Castelo da Aldeia Histórica de Belmonte.

No fim de semana do evento, são várias as atividades disponíveis para os participantes. No dia 9 de julho, às 21h30, haverá um momento de acolhimento aos participantes do evento, seguido de uma visita noturna ao Castelo da Aldeia Histórica de Belmonte. No dia 11 de julho, habitantes e visitantes de Belmonte podem participar numa caminhada pela PR – Caminho Histórico de Belmonte, com welcome session & degustação de produtos regionais no TheVagar – Mountain Suites ou numa visita livre aos museus de Belmonte.

No âmbito de um projeto comunitário desenvolvido por restaurantes e empresas alimentares da Aldeia Histórica de Belmonte, será possível provar as “Receitas de Cabral” em vários restaurantes da aldeia. Com a participação de João Pedro Gomes e do chef Luís Lavrador, estes pratos de inspiração medieval evocarão sabores e aromas próximos daqueles que o próprio Pedro Álvares Cabral terá tido na sua mesa.

Com participação limitada devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, é necessária uma inscrição prévia, que é gratuita. Esta pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Para se inscrever terá de contactar a Câmara Municipal de Belmonte e EMPDS – Empresa Municipal de Belmonte, através do contacto 275 910 010 ou cultura@cm-belmonte.pt, ou as Aldeias Históricas de Portugal, através do número 275 913 395 ou o e-mail inovacao@aldeiashistoricasdeportugal.com.

Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município de Belmonte, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

O Ciclo “12 em rede – Aldeias em Festa” 2021 só termina em novembro. Depois de Belmonte, o evento segue para Almeida, a 17 de julho; Linhares, a 31 de julho; Castelo Rodrigo, a 28 de agosto; Marialva, a 11 de setembro; Piódão, a 25 de setembro; Idanha-a-Velha, a 30 de outubro; e Monsanto, a 6 de novembro.

a