Parceria entre Laboratório DIN e ensino superior desenvolve nutrição animal

Desenvolver novas soluções e produtos inovadores na área da nutrição animal é o objetivo do Laboratório da DIN – Desenvolvimento e Inovação Nutricional, sediado em Santa Comba Dão, no distrito de Viseu. Para este efeito, o Laboratório estabeleceu parcerias com diversas entidades nacionais e internacionais, dentre as quais algumas das instituições de ensino superior mais reconhecidas de Portugal.

Por Luís Silva

Atualmente, o Laboratório da DIN tem parcerias com a Universidade de Aveiro, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto e, ainda, com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory), em Braga.

O Laboratório de Investigação e Desenvolvimento da DIN é especialista em controlo de qualidade de produtos nas áreas da alimentação humana e animal, ambiental e veterinária. Neste sentido, os projetos no âmbito desta parceria envolvem dezenas de pessoas, desde professores, investigadores, especialistas em nutrição animal, e ainda técnicos do laboratório da DIN, SA.

Rosa Gomes, responsável pelo Laboratório, avança que estão a decorrer duas atividades de I&D [Investigação & Desenvolvimento]. O primeiro projeto, denominado Eco-Pig “procura desenvolver uma mistura alimentar inovadora para acabamento de machos de raças de suínos autóctones, ao ar livre, com benefícios para a qualidade da carne e para a sustentabilidade do sistema”, explica Rosa Gomes. Já a segunda, a R&W Clean, concentra-se na procura de novas soluções de “sensorização de parâmetros ambientais e biológicos para o auxílio à desmedicalização do setor agropecuário”, revela a responsável técnica do Laboratório.

A primeira parceria da DIN foi realizada com a Universidade de Aveiro e tinha como objetivo o desenvolvimento de misturas líquidas à base de vitaminas e sais minerais. Os acordos celebrados com a Universidade de Aveiro e o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (Instituto Politécnico) ainda oferecem a possibilidade aos alunos destas instituições de estagiar no Laboratório e na DIN, SA.

Mais recentemente, o Laboratório de Investigação e Desenvolvimento da DIN alargou o seu âmbito de ação e começou a realizar a deteção de contaminações de SARS-CoV-2 em superfícies. No total, o Laboratório já realizou mais de 1 milhão de ensaios e analisou mais de 200 mil amostras.

a