Exposição reflete a inspiração de estudantes sobre o futuro de Oliveira de Azeméis

Na passada quinta-feira (17 de junho), abriu ao público na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, a exposição “Projetar Oliveira de Azeméis” que apresenta uma perspetiva dos estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) sobre os desafios urbanísticos da cidade.

Por Mariana Fernandes

O presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge, abriu a exposição referindo que “a abordagem ao nosso território é reveladora da qualidade dos profissionais que estes estudantes serão no seu futuro”, “aqui (na exposição) deparamo-nos com visões jovens, criativas, inovadoras, diria até, disruptivas”.

Este desafio, lançado a cerca de uma centena de estudantes, permite olhar para a evolução e transformação do nosso território. Ao longo do trabalho, esteve sempre subjacente o respeito pela identidade e pelas raízes do nosso território. 

Para Joaquim Jorge, “esta é uma reflexão coletiva que devemos fazer agora sobre o futuro de Oliveira de Azeméis”.

No momento de abertura, a professora e arquiteta Teresa Cálix, referiu que “estamos muito orgulhosos do trabalho alcançado pelos nossos alunos, mesmo nas condições adversas em que nos apresentámos no decorrer dos trabalhos”, referiu ainda que, “o apoio da câmara municipal foi fundamental para a concretização deste projeto”. 

Para o responsável do curso de Arquitetura da FAUP, arquiteto Luís Pedro Gonçalves, “o que me orgulhou, como Oliveirense, foi a dedicação e entrega total dos alunos, sem esquecer a importante parceria da câmara municipal”. “Juntámos dois mundos, a minha terra natal e a realização de trabalhos do curso que ministro, onde abordámos os problemas reais deste território”, acrescenta. 

A visita à exposição foi guiada pelo arquiteto Mário Mesquita, também docente da facultade. 

Até ao próximo dia 14 de julho, é possível visitar os projetos que se encontram expostos em vários espaços da biblioteca municipal.

a