“Jogar para aprender a sério”: Psico & Soma revela a sua forma de ensino online

Se a pandemia de COVID-19 levou à falência várias empresas portuguesas, também permitiu que outras se reinventassem. É o caso da Psico & Soma, Lda, empresa viseense que oferece vários tipos de formações, eventos, seminários e congressos, workshops e ainda uma livraria, a Técnica e Editora, onde podem ser adquiridos livros da autoria dos formadores, nas áreas da saúde, psicologia, educação, marketing, entre outras.

Reportagem de Ana Francisca Oliveira e Léa Diogo

A empresa, fundada em 2005, está sediada na Rua Miguel Bombarda, no nº36, em Viseu, e todo o seu conceito foi consolidado em torno das neurociências cognitivas aplicadas. A democratização empresarial não era uma norma em Portugal na altura e, como explica Julien Diogo, subdiretor, “tudo vinha e acontecia em Lisboa e no Porto”. Contudo, a empresa conseguiu rapidamente passar do mercado local, para o nacional e, mais recentemente, internacional, com parcerias na Colômbia e no Brasil, marcando presença em eventos científicos, conferências e formações.

Atualmente a empresa tem quatro trabalhadores efetivos, Fernando Rodrigues como diretor executivo, Julien Diogo como subdiretor, Dora Gouveia no Serviço Editorial e Joana Leitão, ex-estudante de Publicidade e Relações Públicas na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), no Departamento de Comunicação.

No começo da pandemia a empresa registou picos na procura de formações online, com cerca de 500 pessoas inscritas, num espaço de três meses. O formato das formações dividia-se entre sessões presenciais e sessões online antes da pandemia de COVID-19 e, atualmente, a empresa utiliza o Moodle, o Zoom, o Google Meet e outros recursos didáticos digitais que não eram estranhos aos formadores, como o Padlet, o Mentimenter, Quizizz e Miró.

O subdiretor afirma que estas plataformas “permitiram transitar toda a dinâmica para o online” e “oferecer aos formandos o acesso a conhecimentos de valor, através de um trabalho sério, mas sempre com práticas diferenciadoras”. A empresa destaca-se por recorrer a técnicas de ideação com o auxílio de jogos como Legos, Playmobil e plasticina. Com o mindset de “jogar para aprender a sério”, Julien Diogo confessa que vê as formações online com o objetivo de “humanizar, relacionar e promover o melhor de cada um”. A Psico & Soma decidiu reduzir os horários das formações, para evitar o cansaço visual e cognitivo, tanto dos formadores, como dos formandos. Estes foram também alterados para diurnos ou pós-laboral, de forma a que todos pudessem participar com flexibilidade nas formações devido ao teletrabalho.

Julien Diogo, subdiretor da PsicoSoma

Dependendo das formações, existem alguns requisitos para poder participar nas mesmas, como por exemplo as habilitações literárias, pelo nível de exigência de alguns cursos, e noutras ter acesso à internet e computador, agora que a empresa já se encontra em regime presencial e online. Daniel Cardoso, estudante do Mestrado de Comunicação Aplicada na Escola Superior de Educação de Viseu afirma que o regime online cria um pouco de constrangimento, porque “as pessoas falam em cima umas das outras” e “muitas pessoas não estão preparadas para estas dinâmicas”. Como acabou a licenciatura em Publicidade e Relações Públicas na ESEV o ano passado, o aluno sente que a adaptação não foi difícil por já estar habituado a este regime, porém, confessa que se deparou com “pessoas mais velhas que a nível presencial tiravam mais proveito das formações”.

Daniel Cardoso fez a Formação Pedagógica Inicial de Formadores, com o intuito de ser formador e preencher o seu currículo. A Psico & Soma tem não só clientes a título individual mas também Escolas Profissionais, Politécnicos, empresas dos mais diversos setores: Bancário, Imobiliário, Retalho, entre outros. 

As formações tomaram uma nova forma totalmente online durante o confinamento, e os formandos expressaram uma vontade de repetir o regime online, mesmo fora do contexto de pandemia. Susana Silva, licenciada em Dança e em Teologia, realizou a Formação de Formadores e afirma que embora não tenha vivido antes formações online “foi aberta uma porta que nunca mais será fechada” e a formanda diz mesmo que “sempre que for possível, repetirá formações online”.

Por outro lado, Filipe Rodrigues, técnico de Desporto e Treinador, fez a Formação Pedagógica Inicial de Formadores e confessa que apesar da facilidade de acesso aos conteúdos e à poupança de tempo, “preferirá ainda assim a modalidade presencial”. Diana Rebelo, trabalhadora na área da Publicidade e do Marketing, fez a Formação Pedagógica Inicial de Formadores e está totalmente a favor de repetir formações online, acreditando que estas vieram quebrar barreiras geográficas.

Esta nova forma de ensino e de partilha de conhecimentos surgiu como uma novidade para os participantes das formações, reinventando a forma do processo de aprendizagem bem como as relações sociais e pedagógicas criadas através destas. Face a esta nova forma de partilha, Julien Diogo destaca que “embora fosse novidade para todos, as práticas dinâmicas foram ajustadas e houve uma preocupação em manter a relação pedagógica, embora no online.” Contudo, o subdiretor da empresa salienta ainda que existiu “uma preocupação com a quantidade de informação e apoio constante e presente por parte dos formadores”, que se revelaram essenciais para esse processo de adaptação.

Susana Silva admite que “a equipa foi fantástica” e refere ter sido muito cativada pela dinâmica da Psico & Soma: “podia telefonar sempre, para a empresa ou para o Julien, foram sempre muito acessíveis”. No entanto, explica que onde sentiu maior impacto foi “nas relações, refeições e amizades que faziam parte das formações presenciais”. Filipe Rodrigues partilha da mesma opinião acrescentando que “o nível de empatia e afetividade que se cria entre participantes é completamente diferente”.

Formador desde 2010, o subdiretor assume-se como facilitador no acesso ao conhecimento e partilha a sua paixão em ministrar formações, confessando que “é onde se sente realmente feliz e realizado” e que “ver as pessoas envolvidas em torno dos temas, a refletir e a produzir é fantástico”. Fazendo um balanço geral das formações dadas acredita que realizou um trabalho profissional e de proximidade “respeitando os diferentes ritmos de aprendizagem”. Julien Diogo acrescenta ainda que “antes de sermos bons profissionais, devemos ser boas pessoas”. Esta paixão é reconhecida pelos formandos como Susana Silva que define as formações como “muito cativantes, não havendo “seca” nem saturação, com boas dinâmicas, criatividade e sentido de humor”, aconselhando a todos a experiência da Psico & Soma. Filipe Rodrigues destaca ainda que “dominando o que se está a transmitir tudo fica mais fácil”.

Questionado sobre o futuro da empresa, Julien Diogo confessa que “os objetivos são hoje mais do que nunca incertos, as oscilações e fragilidades do dia-a-dia são imensas”, contudo prevê o “reforço da qualidade dos serviços, abraçando novas formas de fazer chegar o conhecimento às pessoas, com integração tecnológica, ampliando ainda mais o mercado internacional”. A Psico & Soma pretende ainda expandir os seus serviços no âmbito da consultoria educativa e formativa, para apoiar escolas e empresas em todos os processos formativos, desenho de formações, dinâmicas, e processos de qualidade, inovação e avaliação.

A empresa oferece formações de Formadores para acesso ao Certificado de Competências Pedagógicas, para quem ser formador, E-Formador, para formadores e professores que querem desenvolver competências no âmbito digital para ministrem formações em ambiente elearning, Master Course em Neuromarketing em Portugal e no Brasil e formações on-demand para empresas no âmbito do Comportamento do Consumidor, Ciências do Comportamento e Neuromarketing. A Psico & Soma é uma marca registada em Portugal, na Colômbia e no Brasil e é uma entidade formadora certificada pela DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) e pode consultar o seu site em: https://psicosoma.pt/adn-psicosoma/ .

a