“Verão na Cidade-Jardim”: Município de Viseu anuncia mais de 500 atividades

“Verão na Cidade-Jardim” é o nome da iniciativa que o Município viseense propõe para os próximos meses. Tendo em vista a retoma económica e cultural da cidade no período pós-confinamento, o programa de verão irá estender-se até ao dia 21 de setembro e será espalhado por mais de 28 edifícios, jardins, parques e praças com cerca de 500 atividades para pessoas de todas as idades. Esta aposta conta com a parceria da VISEU MARCA e a Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV).

Por Luís Silva

A iniciativa foi apresentada no passado dia 9 de junho, no Parque Aquilino Ribeiro, um dos palcos principais da mais recente aposta do Município, pela presidente da Câmara de Viseu, Conceição Azevedo, e o vereador do Turismo, Património e Marketing Territorial, Fernando Marques. Entre os inúmeros parceiros do “Verão na Cidade- Jardim”, pode contar-se também com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), o Turismo do Centro e a Comunidade Intermunicipal (CIM) Dão-Lafões.

“O ‘Verão na Cidade-Jardim’ assume-se como uma medida de apoio à retoma económica e cultural do nosso concelho. Os prejuízos gerados pela pandemia em setores como o comércio, restauração, hotelaria e cultura, são enormes. Não podíamos ficar de braços cruzados e nada fazer”, afirma Conceição Azevedo.

A programação começou na passada quarta-feira com um concerto da banda “Com Cordas”. Em destaque surgiu o concerto da Orquestra Filarmónica Portuguesa, no sábado, dia 12 de junho, em homenagem ao ex-presidente da Câmara de Viseu, António Almeida Henriques, falecido em abril deste ano, vítima de Covid-19.

De junho a setembro, a iniciativa conta com um total de 317 ações, integradas em 11 projetos, como é o caso de “Os Passeios pela Literatura III”, do Grupo OFF/Teatro AFTA; “Circo ao Centro”, da Companhia de Teatro Erva Daninha; um espetáculo de dança da Companhia Paulo Ribeiro, entre muitos outros.

O programa ‘Verão na Cidade-Jardim’ “agrega projetos do programa municipal VISEU CULTURA, de forma a fazer face a constrangimentos de segurança, ao mesmo tempo que são promovidos os agentes culturais de Viseu”, explica o Vereador Fernando Marques.

Numa combinação de saúde, bem-estar  e natureza, o Parque Aquilino Ribeiro vai ser um dos epicentros da iniciativa. No mês de julho, este espaço verde vai acolher, igualmente, o projeto Jardins Efémeros, de 3 a 11 de julho, e “Que Jazz É Este?” – Festival de Jazz de Viseu, de 21 a 25 de julho, ambos com o selo do programa municipal VISEU CULTURA.

O coração da cidade de Viseu também vai receber as Festas das Freguesias, que se realizam entre os dias 16 e 18 de julho e um spot gastronómico, a partir de 23 de julho, com a instalação de diversos operadores de restauração nas tradicionais casinhas de madeira, que também vão acolher montras de produtos agroalimentares, de artesanato, entre outros.

Já nesta semana, a partir do dia 18 de junho, o Centro Histórico de Viseu vai ser alvo de uma dinamização cultural. Espaços como o Largo Pintor Gata e a Praça D. Duarte surgem em destaque com um programa musical previsto para as sextas-feiras e sábados.

A emblemática Rua Direita vai ser uma artéria central do “Verão na Cidade-Jardim”, com uma programação que arranca no dia 1 de julho. O Município ainda vai apostar na revitalização desta rua, com a ocupação de lojas devolutas, gastronomia e vinhos, artesanato e exposições.

De forma a valorizar a arte urbana do concelho, a nova edição do Festival de Street Art, realizado de 28 de junho a 4 de julho, compromete-se em trazer a público novas obras e intervenções a céu aberto, com a participação de vários artistas.

Apesar da pausa forçada pelo segundo ano consecutivo da Feira de São Mateus, o Campo de Viriato, ainda que numa escala mais pequena, vai acolher o regresso do Bairro da Restauração, com as famosas enguias da Murtosa, as farturas e outros petiscos e doces característicos do evento. Parte do recinto também vai ser ocupado pelas diversões e pela área comercial. Com a pré-reserva de ingressos e uma plateia limitada, os chamados concertos made in Viseu garantirão música para todos, de quarta-feira a domingo. O programa arranca no dia 30 de julho.

A aposta nesta iniciativa tem uma especial preocupação com a higienização e desinfeção dos vários espaços e equipamentos, tendo em vista o cumprimento rigoroso dos protocolos definidos pela Direção-Geral de Saúde (DGS). A Proteção Civil, em articulação com as respetivas forças de segurança e autoridades competentes, garante a coordenação do plano de segurança de toda a programação. Outras das medidas implementadas é a pré-reserva de ingressos, via digital, através da rede Blueticket, que garante o acesso aos espetáculos, atividades e outros momentos, na sua maioria gratuitos.

“Este ano, o ‘Verão na Cidade-Jardim’ tem mais dias de animação, decorre em mais locais e apresenta um conjunto multifacetado de mais de 500 iniciativas. Depois de tantos meses de confinamento, esperamos que este seja o verão do nosso contentamento. Em segurança e de forma responsável”, conclui a autarca viseense.

Para saber mais sobre a programação do “Verão na Cidade-Jardim”, que acontece entre os meses de junho e setembro, em Viseu, pode aceder às redes sociais da iniciativa ou através do site https://www.veraonacidadejardim.pt/ .

a