Cine Clube e Politécnico de Viseu apresentam “Mundos Desenhados”, de 8 a 14 de junho

O Cine Clube e o Politécnico de Viseu, em colaboração, apresentam novo ciclo de cinema “Mundos Desenhados”, entre os dias 8 e 14 de junho. O programa propõe um leque de filmes que (re)imaginam o mundo por perspetivas inesperadas. As sessões acontecem em streaming e são comentadas por um painel de convidados, abrindo espaço para o debate e troca de ideias.

Por Mariana Loureiro

A primeira sessão de cinema, o documentário «Eis o Admirável Mundo em Rede», de Werner Herzog está disponível desde o dia 8 de junho, através da plataforma Filmin Portugal, e contou com a apresentação virtual do realizador, documentarista e editor Flávio Ferreira, cujos trabalhos foram já apresentados em mais de 80 festivais e mostras de cinema nacionais e internacionais. Herzog explora a paisagem digital com a mesma insaciável curiosidade e desejo de imagens que dedicou a destinos terrestres tão díspares como a Amazónia, o Deserto do Sara, ou o Pólo Sul.

A próxima sessão acontece no dia 22 junho, com o filme “La Grande Famille” e o comentário dos realizadores Nuno Beirão Vieira e João Pedro Marnoto. O documentário que acompanha as histórias de várias pessoas que escolhem a vida nómada, tem como principal fonte de rendimento os trabalhos agrícolas sazonais e vivem ao abrigo da grande família que escolheram e à margem da sociedade que rejeitaram.

Após a transmissão do filme, estão todos convidados a participar numa conversa com os realizadores Nuno Beirão Vieira e João Pedro Marnoto. O acesso ao filme, gratuito e aberto à comunidade do Politécnico de Viseu, tem um número de lugares virtuais disponíveis limitado, devendo as reservas ser feitas através do endereço geral@cineclubeviseu.pt.