IVAucher: arrancou ontem o programa de ajuda aos setores mais afetados pela pandemia

Implementado ontem (1 de junho), o IVAucher, um programa que visa o impulsionamento do consumo nos setores mais afetados pela Covid-19, é, para muitos, uma medida benéfica, no entanto, há quem a considere uma manobra de propaganda política.

Por Luciana Soares, Luís Silva e Mariana Fernandes

Nas ruas de Viseu, as opiniões dividem-se. Para Gustavo Viana, 22 anos, cozinheiro no snack-bar “Dallas”, o IVAucher é uma medida positiva que “contribui para o crescimento da receita no setor da restauração”. Apesar de o estabelecimento onde trabalha não ser aderente do programa, a sua visão sobre o assunto é redutora, uma vez que não sabe ao certo o que significa.

Ainda que vantajoso, o IVAucher, para António Assis “é pouco chamativo”. Com 61 anos manifesta-se contra “todas as situações e medidas que colocam a pessoas a serem observadas”. A par do programa, o habitante viseense, considera que “o maior beneficiário é o Estado” sendo este programa “pura propaganda política”. Como medida de proteção pessoal, António Assis recusa-se a pedir faturas, contudo, sabe que o “governo consegue controlar as informações da população”.  

Numa tentativa de atrair público a espaços culturais, de alojamento e restauração, o Estado, na opinião de João Garcia, não vai conseguir “influenciar o comportamento das pessoas”, uma vez que para si, o deslocamento a um restaurante com esta medida, “está fora de questão”. Acrescenta ainda que há “público para tudo” podendo existir pessoas passíveis de aderir. 

Francisco Amaral não conhece o programa, e não pretende “ir propositadamente a nenhum espaço aderente”. Depois de uma breve explicação, o jovem de 26 anos, afirma ser “uma medida interessante”, mas que não irá entrar nos seus hábitos de consumo.

No âmbito do Orçamento do Estado para 2021, o IVAucher vai manter-se válido até ao final do ano com os descontos a poderem ser utilizados entre os meses de outubro e dezembro. Os utilizadores que pretender aderir, devem instalar uma aplicação nos seus smartphones de forma a ter acesso aos vales em dinheiro para descontarem nos consumos.

a