Dia da Criança: “Tento incutir ao meu filho este dia de uma forma normal”

Esta terça-feira, dia 1 de junho, comemorou-se o Dia da Criança em Portugal. Esta data assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa da Federação Democrática Internacional das Mulheres. Foi criada com a intenção de sensibilizar para os direitos das crianças e para a promoção de melhores condições de vida. O #dacomunicação foi à rua saber como os residentes de Viseu a comemoram.

Por Afonso Ramos, Inês Lamego e Maria Soares

Paulo Silva, de 50 anos, explica como comemorava a data na sua infância. “Lembro-me de idas ao cinema, festas da escola e de coisas do género”, recorda. Por outro lado, Sandra Gonçalves, de 37 anos, diz que na sua altura o Dia da Criança era comemorado de uma maneira “muito diferente de agora”.

Em tempos de pandemia, Paulo Silva e Sandra Gonçalves têm conhecimento que este ano a data celebra-se de forma diferente. “Mesmo assim acabamos por libertar o uso da máscara para o deixar ser criança”, refere a jovem de 37 anos, e acrescenta que tenta incutir ao seu filho um Dia da Criança de uma forma normal para evitar a inibição que teve até agora graças à pandemia.

Mariana Alexandre, de 18 anos, afirma que comemorava o dia de “forma normal”, e confessa que nunca havia pensado na maneira como as crianças celebram a data nas circunstâncias atuais.

Já Paulo Silva diz que a situação não deve ser fácil porque as crianças “não podem estar juntas”, como era o habitual. “Sinceramente não pensei muito nisso, porque o meu filho já tem 21 anos, mas devem ter algo que salvaguarde as questões de segurança”, confessa Paulo Silva. Sandra Gonçalves sugere que “mais tarde ou mais cedo teremos de ultrapassar isto de forma mais leviana”, e completa que o uso da máscara inibe as crianças da sua privacidade.

O Dia da Criança, apesar de se tratar de uma data internacional, celebra-se em datas diferentes em diversos países. A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, pois foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1959.

Imagem de free stock photos from www.picjumbo.com por Pixabay

a