Rádio Gilão: uma rádio com foco naquilo que é local

As rádios pirata surgiram em Portugal na década de 70. Tavira viu nascer 3 destas rádios ilegais. No entanto, apenas duas continuam a funcionar hoje em dia, sendo uma delas a Rádio Gilão. Ana Cristina é uma das locutoras que acompanha este projeto e já conta com 34 anos de casa.

Reportagem de Wilson Costa

Ana Cristina fez a sua formação na área do jornalismo através do CENJOR. “Eles próprios organizaram uma formação intensiva com os mais variados formadores do Algarve e outros de Lisboa, fomos vários os profissionais da região que participaram durante vários meses”, revela. Conta que, inicialmente, a rádio tinha falta de pessoal e que esta se candidatou a uma iniciativa que empregava jovens para ocuparem os seus tempos-livres. Foi numa dessas oportunidades que a jornalista deu entrada na equipa da Rádio Gilão. Ana Cristina comenta o facto de “o governo aprovar um projeto, em que pagava a jovens, para estarem numa rádio que só, posteriormente, ao fim de um tempo, é que foi tornada legal”.

Acha que o jornalismo de proximidade é fundamental, ainda para mais numa rádio local. “É o falar com a pessoa, a proximidade com a pessoa, é divulgar as nossas coisas”, explica. Acrescenta ainda que acha essencial pôr esta vertente do jornalismo em prática e que, “para a informação generalizada já há as televisões e as rádios nacionais”.

Recorda os incêndios que aconteceram em 2012 como um dos momentos mais marcantes no seu percurso enquanto repórter. Quando, por exemplo, a certa altura pediu através da rádio, ajuda aos tavirenses, devido à falta de alimentos e água para os bombeiros. “Algo que não demorou muito tempo até os bombeiros dizerem que já não tinham mais espaço para guardar as coisas no quartel”, conta.

Antes de se encontrar situada no Largo de Santana, a rádio era sediada no núcleo do rancho folclórico de Tavira. Ana Cristina revela que, como Tavira era a capital do Algarve, as mais recentes instalações da rádio eram antigamente a casa do governador. “Situa-se num ponto estratégico da cidade, num miradouro. O governador do miradouro via toda a zona envolvente”, completa.

Diz que os habituais ouvintes da rádio “são pessoas já de média idade que estão a trabalhar, que estão em casa ou que estão sozinhas”. A locutora também apresenta o programa das manhãs da Rádio Gilão, «Haja manhã». “Este programa é o mais antigo da rádio, com mais de 20 anos. É um programa de interatividade, que eu tenho tido e que desde sempre várias pessoas participam das mais diversas áreas e progressivamente conforme umas pessoas vão entrando vão saindo outras”, explica.

Ana Cristina não considera uma prioridade a cobertura das notícias nacionais e por essa razão a rádio tem um simultâneo com a Antena 1. “Temos 3 apontamentos diários com a Antena 1, para quê nós querermos fazer informação nacional, quando eles já estão no terreno”, diz.

No início da pandemia as mudanças na rádio foram significativas. Ana Cristina relata como tiveram de parar alguns dos programas diários e como alguns dos colegas deixaram de vir. Acrescenta ainda que a equipa conta apenas com “4 funcionários efetivos e pessoas que têm os seus trabalhos e que têm uma determinada hora, semanal ou diária, em que podem cá estar”.

A rádio revezou-se para que sempre estivesse alguém presente nas instalações “porque tinham a necessidade de falar com as pessoas”. Algo que não podia faltar eram “os programas de telefonema para as pessoas falarem e cumprimentarem-se umas às outras”. Ana Cristina diz que programas como este são muito importantes para quem está sozinho e não pode estar com os seus familiares.  “São essas pessoas o nosso público, os velhotes de vários sítios que acabaram por criar algo a que chamam a família Rádio Gilão”, afirma. De acordo com a jornalista quem participa nestes programas são geralmente “pessoas que não se conhecem, algumas nunca se viram e que passam os seus dias a fazer dedicatórias de uns para os outros”.

A Rádio Gilão já conta com mais de três décadas de atividade e este ano celebra o seu 35º aniversário. Para acompanhar a sua transmissão basta, para quem vive na zona sul do país, procurar pela frequência 94.8, e em Tavira, procurar pela frequência 98.4. Também é possível ouvir a sua programação em direto no site oficial da rádio em www.radiogilao.com.

a