Politécnico de Viseu promove participação política e cívica de mulheres agricultoras

Politécnico de Viseu promove projeto Mulheres Agricultoras em Territórios do Interior (MAIs), com financiamento do Programa Conciliação e Igualdade de Género pelo EEA Grants. Aumentar a participação cívica e associativa das mulheres agricultoras nas regiões de São Pedro do Sul e Sabugal, é um dos objetivos da iniciativa que será apresentada no dia 27 de maio, quinta-feira, a partir do Balneário Rainha D. Amélia, nas Termas de São Pedro do Sul, em formato online.

Por Mariana Loureiro

O Instituto Politécnico de Viseu apoia o projeto MAIs – Mulheres Agricultoras em Territórios do Interior, que pretende contribuir para a maior visibilidade do papel social das mulheres agricultoras e para o aumento da igualdade entre homens e mulheres, através da construção de um roteiro de ação para o empoderamento das beneficiárias.

Cristina Amaro da Costa, coordenadora do projeto, afirma que se pretende “iniciar um processo de co-construção de um caminho de mudança, que resultará da vontade destas mulheres em iniciarem um projeto futuro que, a partir da sua valorização, contribua para melhorar as suas condições de vida, aumentar a sua visibilidade e participação no panorama local, regional e nacional.”

Na sessão de abertura de “MAIs – Mulheres Agricultoras de Territórios do Interior: O desafio”, com início às 10h30, estarão os Presidentes do Município de S. Pedro de Sul e do Politécnico de Viseu, Vitor Figueiredo e João Monney Paiva, respetivamente, e Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG). Poderá acompanhar o evento através do link: MAIs. Mulheres Agricultoras em Territórios do Interior. O Desafio. | Facebook

O Seminário incluirá intervenções de entidades oficiais das áreas da inclusão e da agricultura: Rosa Monteiro, secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, e Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura, às quais se junta o testemunho de Luís Costa/Binaural Nodar e a estreia da reportagem “A terra/mulher produtiva” de Filipa Jesus e Igor Ferreira/Jornal do Centro.

 Para o levantamento de dados no terreno, como a identificação e caracterização socioeconómica das mulheres que se dedicam à agricultura familiar, e a compreensão e avaliação do papel que desempenham na organização da exploração e da família, o MAIs vai recorrer a um conjunto variado de instrumentos participativos, enquanto projeto de intervenção baseado na Teoria da Mudança, desde a fase de diagnóstico, à intervenção e avaliação.

O projeto MAIs, que teve início em 2020 e terá uma duração de dois anos, conta com um financiamento de cerca de 248.240 euros, através do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants), para o qual contribuem a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega.

a