Inauguração do Espaço DINA homenageia a cantora de Carregal do Sal

No dia 18 de maio, foi inaugurada a nova sala do Museu Municipal de Carregal do Sal – o espaço DINA. A cerimónia homenageou a artista carregalense Ondina Veloso, mais conhecida pelo nome artístico de Dina. A sessão contou com a presença de Suzana Mendes, diretora regional da Cultura do Centro, que assinalou as comemorações do Dia Internacional dos Museus.

Por Luís Silva

Família Veloso

O número reduzido de público para o cumprimento das normas de segurança da Direção-Geral de Saúde, foi constituído, maioritariamente, por familiares da artista que faleceu em abril de 2019. Em representação da família de Dina, a primeira convidada foi Esmeralda Veloso, a irmã da artista, que sublinhou o legado cultural da vencedora do Festival RTP da Canção de 1992, com o tema “Amor de Água Fresca”. Por ter contribuído para a elevação do nome do concelho de Carregal do Sal, a Câmara Municipal decidiu pela criação deste espaço, algo que a irmã da cantora considera como um “alargar do leque cultural que o Museu já oferecia”.

Já a diretora regional da Cultura do Centro começa por dar ênfase à celebração do Dia Internacional dos Museus que, este ano, decorre sob o mote “Futuro dos Museus: recuperar e reimaginar”. Para além disso, refere a necessidade de se valorizar o legado patrimonial de “uma das primeiras mulheres a compor músicas pop em Portugal”. Ao mesmo tempo que afirma que este espaço “vivifica a história de Dina”, Suzana Mendes congratula todos os envolvidos na sua criação, em especial o autarca de Carregal do Sal e o Vereador da Cultura, destacando a importância, em termos culturais, do lançamento do concurso para a  Requalificação de Musealização da Casa do Passal que homenageia Aristides de Sousa Mendes.

O presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, Rogério Abrantes, terminou as intervenções reconhecendo a carreira de Dina, relembrando a atribuição à artista da Medalha de Mérito Cultural Municipal – Grau Ouro, em julho de 2016.

A inauguração do espaço DINA foi transmitida em direto através das redes sociais da autarquia carregalense. Desde o dia 18 de maio, a exposição que demonstra o legado cultural de Ondina Veloso está aberta a todos os visitantes no Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria.

a