Desinformação, eficiência energética e as gerações do Portugal europeu: os temas vencedores do ReportEU

Foram selecionadas as três melhores reportagens da primeira edição do ReportEU, a iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal. O projeto pretende mobilizar futuros jornalistas ou estudantes universitários de jornalismo e de comunicação social a abordar questões pouco discutidas na agenda mediática, especificamente sobre temas europeus. De 23 candidaturas, as vencedoras serão publicadas pelos órgãos de comunicação social: Público, Renascença e TVI.

Por Mariana Loureiro

A primeira edição do ReportEU recebeu 23 candidaturas de estudantes de vários pontos do país. “A desinformação como arma política para movimentos populistas”, um trabalho multimédia de Catarina Magalhães e Ana Sofia Pereira, estudantes de Jornalismo e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; “Gerações: uma viagem pela União Europeia”, uma peça para rádio assinada por Mariana Serrano, Ana Rita Silva e Romina Barreto, estudantes de Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social em Lisboa; e “O combate europeu ao frio que nos desune”, de uma equipa do curso de Comunicação e Jornalismo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa, constituída por Maria Nunes, Bianca Gregório, Inês Sousa w Talismã Xavier, são as três reportagens selecionadas para serem publicadas no Público, Renascença e TVI.

Os avaliadores Daniel Rosário, da Comissão Europeia em Portugal; David Pontes, do jornal Público; Ana Isabel Reis, do REC; Pedro Leal, da Renascença; e Pedro Benevides, da TVI, destacaram a qualidade das reportagens desenvolvidas pelos estudantes, especialmente pela forma como abordaram os temas através de ângulos menos comuns na agenda mediática, com uma ligação à dimensão europeia e como conseguiram, mesmo em contexto de pandemia, incluir vários testemunhos da EU. Segundo dados oficiais da ReportEU, “os jurados ficaram positivamente surpreendidos e sublinham a pertinência da experiência prática e da aprendizagem entre os estudantes e os profissionais promovidas pelo ReportEU”.

Os critérios de avaliação incluem: 1) a inovação do tema, ângulos e/ou formatos; 2) a qualidade de execução e de apresentação; 3) a relevância dos conteúdos; 4) o impacto numa maior ligação dos cidadãos à UE; 5) a inclusão de questões, protagonistas e/ou histórias de pelo menos três Estados-Membros diferentes da UE (pode ou não incluir Portugal). Todos os projetos devem ser implementados seguindo boas práticas de sustentabilidade ambiental, usar as oportunidades fornecidas pelas ferramentas digitais e respeitar os direitos e valores fundamentais da União Europeia.

ReportEU é uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, com a sua primeira edição lançada em novembro de 2020 em colaboração com os Repórteres em Construção (REC). Esta procura dar a oportunidade a estudantes universitários, em especial de jornalismo e de comunicação social, de criar reportagens sobre temas que abordem uma dimensão europeia e que sejam relevantes e inovadores.

Para mais informações consulte a página da Comissão Europeia em Portugal: ReportEU | Portugal (europa.eu)