“Que Jazz É Este?”, o festival que leva a música ao encontro das pessoas

De volta à cidade de Viseu, entre os dias 21 e 25 de julho, a 9ª edição do festival “Que Jazz É Este?” vai contar com 16 concertos, workshops, conversas e oficinas didáticas na área da música. Com uma organização distribuída por vários palcos em oito espaços da cidade, também serão possíveis concertos ao domicílio a idosos institucionalizados, à ala psiquiátrica do Hospital de Abraveses e a crianças residentes do Centro de Acolhimento Temporário. O festival deste ano contará com grandes nomes da música como Tony Momrelle, Femi Temowo e Carapaus Afrobeat.

Por Luís Silva (com imagem de Luís Belo)

Ana Bento, música e diretora da associação Gira Sol Azul, responsável pela organização do evento, deixa claro que o seu objetivo é “deixar que a música vá ao encontro das pessoas”. É desta forma que se afirmam as rubricas “Jazz na Rua”, na qual diferentes bandas fazem concertos em vários pontos da cidade e surpreendem quem passa, e “Jazz ao Domicílio”. Esta última leva a música até instituições como o Lar de S. Caetano, o Centro de deficientes profundos de Santo Estevão, o Hospital de Abraveses e o Centro de Acolhimento Temporário, permitindo às pessoas que não podem sair destes locais que consigam usufruir de um concerto.

Cartaz da edição 2021 do Festival de Jazz de Viseu

Depois da arriscada edição de 2020, em virtude da pandemia de Covid-19, “foi preciso dispersar o festival para evitar aglomerações de público”, admite Ana Bento. A edição deste ano apresenta uma estrutura semelhante, com uma programação diversificada distribuída por vários palcos. Ao longo dos cinco dias do festival, o Parque Aquilino Ribeiro, epicentro do evento, vai acolher quatro concertos. Este local também vai ser palco de uma apresentação especial que reúne os músicos fundadores da associação promotora do evento, aos quais se junta o cantor internacional Tony Momrelle.

De forma a privilegiar os espaços exteriores, para além do Parque da Cidade de Viseu, também os claustros do Museu Nacional Grão Vasco, os jardins da Escola Profissional Mariana Seixas e da Casa do Miradouro irão acolher as atuações de ¡Golpe!, Vessel Trio e Carlos Peninha Quarteto.

Associado ao festival “Que Jazz É Este” surge a 13ª edição de um workshop no qual, ao longo de 3 dias intensivos, estudantes de música, jovens músicos e músicos profissionais “exploram ferramentas que tenham haver com a linguagem específica do jazz”, afirma a organizadora do evento. Ana Bento acrescenta que para participar no workshop basta ter experiência na área da música e saber tocar algum instrumento. Este ano, o curso tem orientação do trio MAU – Miguel Ângelo, Mário Delgado e Mário Costa.

Projeto integrado do festival, a Rádio Rossio apresenta-se como “uma caravana que se transforma em cabine de rádio e que emite programas de autor ao vivo”, explica a diretora da associação Gira Sol Azul. Instalada no Rossio, no centro de Viseu, as pessoas podem estar a ouvir e também podem ir ver ao local. Fundada em 2015, esta não é uma prática inovadora, tendo em conta que foi inspirada na Rádio Faneca de Ílhavo, em Aveiro. “Um senhor ia para o jardim Henriqueta Maia, levava colunas, altifalantes, microfone e fazia programa de discos-pedidos ao domingo à tarde”, esclarece Ana Bento.

O encerramento do festival “Que Jazz É Este?” a 25 de julho conta com a presença dos Carapaus Afrobeat. A entrada é gratuita, contudo, para os interessados em assistir ao evento, têm de fazer reserva de lugar através do email bilheteira@teatroviriato.com ou pelo telefone 232 480 110.