Turismo Centro de Portugal em destaque na Feira Internacional de Turismo em Madrid

A FITUR 2021 – Feira Internacional de Turismo, que se realiza em Madrid até ao próximo domingo, dia 23 de maio, está a ser marcada pela intensa participação do Turismo Centro de Portugal. Esta é a primeira feira presencial, em contexto de pandemia, em todo o mundo.

Por Luís Silva

No primeiro dia do evento, que teve início a 19 de maio, Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) e da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTCP), participou na conferência “Landing – Novas Tendências da Comunicação de Turismo”. Nesta conferência, que se realiza anualmente na FITUR, os profissionais da indústria do audiovisual, do turismo, do marketing e da publicidade partilham as suas experiências e ideias.

Pedro Machado foi o único representante português no evento, ao qual se juntaram a diretora do Turismo de Barcelona, o diretor do Turismo de Madrid, o diretor do Turismo das Grandes Canárias e o CEO do Interface Tourism Spain. “Os Desafios da Comunicação Audiovisual Pós-Covid para os Destinos” foi o tema desta conferência.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal

O dia de abertura da edição deste ano também ficou marcado pela sessão de apresentação do projeto “Caminhos Jacobeus do Oeste Peninsular”, no qual a TCP tem uma intervenção ativa. Este projeto transfronteiriço tem como objetivo a promoção e salvaguarda do património cultural e turístico dos Caminhos de Santiago. Pedro Machado sublinhou a mais-valia deste trabalho conjunto, destacando a importância do Turismo Espiritual e Religioso no turismo da região Centro de Portugal. “No ano em que se celebra a Peregrinação a Santiago de Compostela, este trabalho de promoção e comunicação conjunta assume um maior relevo e importância”, completa.

Outro dos projetos transfronteiriços que o Turismo Centro de Portugal tem em mãos é o NAPOCTEP – Rotas Napoleónicas por Espanha e Portugal, em parceria com Castela e Leão, e que assenta nestas rotas como produto turístico. Neste sentido, ficou expressa a ambição de se posicionar as Rotas Napoleónicas no contexto do itinerário cultural europeu “Destination Napoléon”.

Em conjunto com a Federação Europeia das Cidades Napoleónicas, os parceiros do projeto NAPOCTEP estão a desenvolver um programa comemorativo do centenário da morte de Napoleão Bonaparte ao longo de todo o ano de 2021. Também a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, em contexto deste mesmo projeto, produziu um filme, que será apresentado brevemente, sobre as invasões napoleónicas.

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Concilia locais Património da Humanidade, termas, spas, locais de culto com importância mundial, aldeias históricas e uma costa de surf considerada a melhor da Europa.

a