Rádio Montemuro é “magia e encanto”

Fernando Machado, diretor da Rádio Montemuro, classifica a rádio como algo mágico e como sendo “muitas vezes a única companhia de muita gente”, por isso desfaz-se em elogios à rádio. Para Fernando Machado há um aspeto que diferencia a rádio da televisão e que a torna tão especial. “A rádio cativa pela voz e há logo muito mais entusiasmo porque quando estamos a olhar para a televisão e vemos a apresentação de um telejornal identificamos a pessoa com a notícia porque toda a gente sabe quem apresenta o telejornal da TVI, SIC ou RTP”, começa. “Se calhar ouvimos a TSF e não conseguimos aliar a voz à pessoa, o que leva a que o ouvinte questione «quem será este? De quem será esta voz?» Daí que a rádio tenha essa magia e esse encanto”, admite.

Reportagem de Rafael Fernandes

Fernando Machado diretor da Rádio Montemuro

Para Fernando Machado, em rádio é necessário “pintar a notícia de uma forma diferente”. O diretor da rádio sediada em Cinfães dá mesmo um exemplo: “vendo um jogo de futebol na televisão e ouvindo o comentador e ouvindo o mesmo relato na rádio vemos que há ali uma necessidade de pintar a jogada”.

Fernando Machado dá um enorme valor aos ouvintes. “Mais do que as pessoas se identificarem com a rádio é necessário a rádio identificar-se com as pessoas”. “A rádio tem de saber estar e servir quem a ouve”, explica.

Costuma dizer-se que os ouvintes das rádios locais são de uma idade mais avançada e na Rádio Montemuro não é diferente. “O auditório das rádios locais são pessoas de uma faixa etária mais avançada. São pessoas que estão mais isoladas”, confessa.

Fernando Machado, ainda assim, contraria a ideia de que os jovens não ouvem a rádio. “A rádio também tem programas para os jovens. Se calhar não ouvem tanto tempo como uma pessoa de idade. Ouvem mais por curiosidade”. O diretor da Rádio Montemuro reconhece que é “através da música que se tenta chegar mais aos jovens”.

Fernando Machado afirma que para chegar ao máximo número de pessoas passa na rádio “todo o tipo de música”. “Não há nenhum estilo que não passe. Procuramos estar atualizados. Apostamos muito na música portuguesa e regional. Apostamos muito nos ranchos folclóricos e bandas filarmónicas do concelho”.

A Rádio Montemuro, sintonizada na frequência 87.8 FM, é “uma rádio generalista que aposta muito na vertente informativa”. Na rádio trabalham dois jornalistas com formação na área, como conta Fernando Machado. “Com curso de jornalista temos dois. Fazem tudo… Sonoplastia, produção de notícias e edição”.

Com a evolução da internet é possível ouvir rádio em todo o lado. “Estar a milhares de quilómetros de Cinfães e via online é possível ouvir a rádio da nossa terra, ouvir a voz de pessoas que conhecemos e até música da terra como das bandas filarmónicas onde até podemos ter familiares a tocar ou cantar”, afirma Fernando Machado. Há cinfanenses espalhados por todo o mundo, o que permite que a Rádio Montemuro seja ouvida nos quatro quantos do planeta. “Podemo-nos orgulhar disso. Hoje estamos em tudo quanto é lado e à distância de um clique”, afirma.

Fernando Machado confessa que com o recurso à internet existem pessoas que preferem os sites à rádio ainda que “o número de ouvintes não tenha diminuído, mas sim o número de horas disponíveis das pessoas para ouvir a rádio”.

A Rádio Montemuro tem sede em Cinfães. Como meio pequeno levanta-se sempre a hipótese de não haver muitas notícias. Para Fernando Machado há sempre algo para contar ainda que por vezes seja difícil. O diretor da Rádio Montemuro explica que há uma vantagem que permite uma maior divulgação de notícias. “A rádio está sediada em Cinfães, mas tem uma cobertura muito mais abrangente. Tem concelhos aqui à volta que têm uma importância muito grande e que naturalmente também facultam e proporcionam notícias para vários noticiários diários”.

Na Rádio Montemuro a prioridade são as notícias locais e regionais ainda que passem notícias nacionais. “Normalmente passamos notícias nacionais três vezes ao dia com um simultâneo com a Antena 1. Faz sentido a rádio local estar informada e ouvir, neste caso, a rádio do Estado duas ou três vezes por dia para ficarmos a par de tudo que se passa no país e no mundo”, sublinha.

A Rádio Montemuro é ouvida todo o dia ainda que a maior audiência seja de manhã. “Segundo os estudos mais fiáveis, o horário nobre é de manhã, isto porque uma grande parte das pessoas têm o hábito de acordar através do despertador rádio. Outras quando se levantam, e como há sempre muito a fazer, ouvem a rádio. Entram no carro para se deslocar para o trabalho e ouvem rádio”. “Depois, durante o dia, há as horas específicas em que há determinados programas que têm participação direta, como os discos pedidos”, prossegue. Para além disso “há os blocos de notícias porque as pessoas que gostam de se manter informadas procuram ouvir àquela hora o jornal das dez, do meio-dia ou das três da tarde”, conclui.

A Rádio Montemuro habituou os cinfanenses a transmitir os jogos do Clube Desportivo de Cinfães e Fernando Machado revela que esta é das únicas rádios locais que ainda o faz. “No início deste campeonato abordámos algumas rádios que cobrem os clubes que jogam com o Cinfães no sentido de haver uma possibilidade de haver uma parceria. Eles respondiam «Vocês ainda fazem o relato?! Nós não». E porquê? Porque já não é compatível com os custos que agrega para a rádio. Nós ainda fazemos porque sentimos que é diferente a pessoa estar a ouvir o relato do clube e temos a certeza de que naquela hora quem gosta de futebol vai ouvir”.

A rádio teve alterações em 2019, como conta Fernando Machado: “nós adquirimos a empresa e a rádio teve uma mudança grande”. Durante os 28 anos de existência, o jornalista admite que foram passados bons e maus momentos. “A dificuldade mais visível é que se a rádio foi vendida é porque não estava a cumprir o objetivo para que foi proposta”, explica. Contudo, Fernando Machado deixa claro que a rádio “está bem e no caminho certo para ser melhor no futuro”.

Sobre os apoios que a Rádio Montemuro recebe, o diretor decidiu esclarecer um ponto que muitas vezes é dito erradamente sobre as rádios locais. “Há uma ideia um bocadinho errada de que as câmaras patrocinam e subsidiam. A lei não permite. Há é acordos de publicidade em que a câmara compra um determinado espaço na rádio para publicitar e promover o seu produto”.

Para Fernando Machado “conceito rádio local ou regional é apenas um conceito porque a rádio é muito mais que isso”.  O diretor da Rádio Montemuro refere que “a Montemuro existe e até em condições saudáveis para a generalidade e panorama da rádio em Portugal”. Fernando Machado afirma que “a rádio em tempo de pandemia foi considerada o meio de comunicação social mais confiável”. “Qualquer notícia passada na rádio é tida como uma notícia de confiança”, conclui.

a