Biblioteca municipal recebe apresentação do livro “A Estaca na Água” de António Breda Carvalho

A Biblioteca Municipal da Mealhada recebe a dia 22 de maio a apresentação do livro “A Estaca na Água”, uma obra de contos e crónicas do escritor mealhadense António Breda Carvalho, editada pela Câmara Municipal da Mealhada. 

Por Luciana Soares

A edição esta a cargo da Câmara Municipal da Mealhada, que será divulgada na Biblioteca Municipal para a população em geral, retomando as apresentações de livros ao vivo, depois dos impedimentos decorrentes da pandemia de Covid-19.

Este livro é uma coletânea de 25 contos e 14 crónicas, que abarca 30 anos do trabalho literário de António Breda Carvalho, assinalando, também, o mesmo número de anos de publicação do livro de contos com o qual se estreou na escrita – In Vino Veritas – em 1990.

Na primeira parte desta obra, estão quase todos os contos premiados do autor, por ordem cronológica; na segunda parte, uma seleção de contos publicados e inéditos; a terceira parte conta com algumas crónicas que foram publicadas no Jornal da Mealhada.

António Manuel de Melo Breda Carvalho natural da Mealhada, é professor e estreou-se na literatura em 1990. Até à data publicou várias obras, incluindo estudos regionais, e foi distinguido com inúmeros prémios literários de conto e de romance. Dos romances publicados fazem parte “As Portas do Céu” (Menção de Honra – Prémio Literário António Feliciano de Castilho, Câmara de Águeda, 2000), “O Fotógrafo da Madeira” (obra vencedora do Prémio Literário João Gaspar Simões, Câmara da Figueira da Foz, 2010) e “Os Azares de Valdemar Sorte Grande” (Menção de Honra – Prémio Literário João Gaspar Simões, Câmara da Figueira da Foz, 2012). Com o livro “A Odisseia do Espírito Santo” venceu, em 2019, o V Prémio Literário Carlos de Oliveira, atribuído pelo Município de Cantanhede.

a