Vouzela acolhe Jornadas de Bionergia e dos Biorresíduos no dia 28 de maio

Vouzela acolhe as Jornadas da Bioenergia e dos Biorresíduos, no próximo dia 28 de maio, numa iniciativa promovida pela Associação de Desenvolvimento Rural de Lafões (ADRL).

Por Mariana Fernandes

No plano de atividades do evento, que se irá realizar no Auditório Municipal de Vouzela incluem-se uma sessão plenária e uma mesa redonda onde serão discutidos os desafios da gestão de bioenergia e dos biorresíduos, bem como a atribuição dos prémios MCB “Maria do Carmo Bica: Biorresíduos e Bioenergia no Mundo Rural”, que prestam homenagem a Maria do Carmo Bica, engenheira agrícola, ativista e dirigente associativa desde sempre ligada ao desenvolvimento do mundo rural.

Este prémio tem como objetivo incentivar o meio académico para a produção de soluções inovadoras de gestão dos biorresíduos e sua conversão energética, desafiando, para isso, alunos de instituições do ensino superior a apresentar propostas para a gestão dos biorresíduos, propostas essas que irão ser submetidas a um processo de avaliação constituído por três momentos, sendo a proposta vencedora publicada em jornal ou revista de opinião.

Segundo o comunicado de imprensa “a Câmara Municipal de Vouzela colabora no Prémio MCB com a atribuição ao autor(a) do trabalho vencedor de uma estadia de três dias em Vouzela com visitas a locais de interesse patrimonial e relevantes para a problemática dos biorresíduos”.

As jornadas decorrerão em regime presencial, limitadas à capacidade do auditório e das salas. Já as comunicações e o debate decorrerão presencialmente e/ou à distância, consoante a disponibilidade do orador/moderador/participante.