Viseu: Museu Keil Amaral abre portas no Dia Internacional dos Museus

No Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio, o Município de Viseu inaugura novo espaço museológico, o Museu Keil Amaral – Pessoas, Arte, Coleções. Através de um programa de visitas guiadas, roteiros e oficinas criativas, os oito Museus Municipais preparam o regresso e o reforço da cultura na cidade para o público-geral e famílias.

Por Mariana Loureiro

Em comunicado, o Município de Viseu declara a inauguração do novo Museu dedicado à família Keil do Amaral, que será transmitido em direto, no Facebook do Município e dos Museus de Viseu, pelas 18 horas e entre as 20 e as 21 horas. Situado na Casa da Calçada, na zona histórica da Cidade-Jardim, o espaço museológico assume-se como uma viagem pelo percurso de vida de cinco gerações, entre o séc. XIX e o séc. XX, intimamente ligadas à Arte, em Portugal. 

Conceição Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Viseu, admite que o Município está “muito satisfeito por chegar ao fim deste processo e poder oferecer mais um Museu à cidade e aos viseenses.” A autarca sente “que se cumpriu o dever, já que se irá inaugurar o espaço no Dia Internacional dos Museus, como era a vontade de António Almeida Henriques”.

O Museu, o oitavo a integrar a Rede de Museus Municipais, engloba um conjunto de peças de pautas musicais, maquetes, fotografias, mobiliário, ilustrações, azulejos, esculturas, coleções de cerâmica, instrumentos musicais, ourivesaria, armaria e artesanato que os visitantes poderão observar. Um dos membros da família, Alfredo Keil, foi o autor do hino nacional, outro dos temas de destaque do Museu.

Para este dia, os restantes Museus Municipais de Viseu também proporcionam visitas guiadas, roteiros e oficinas criativas para o público-geral e famílias. De acordo com Conceição Azevedo, também responsável pelo pelouro da Cultura, “a programação preparada para este dia representa, de certa forma, um regresso à vida normal, com várias iniciativas a decorrerem nos Museus Municipais. Os viseenses terão a oportunidade de visitar os espaços com toda a segurança e desfrutar do melhor que Viseu tem para oferecer do ponto de vista cultural”.

O Museu Almeida Moreira vai organizar visitas guiadas à sua exposição permanente e temporária “Almeida Moreira, o primeiro Marketeer de Viseu” e a oficina criativa “Perspetivas”.

No Museu do Linho de Várzea de Calde é recriado o quotidiano agrícola de Várzea de Calde, com a possibilidade de ser realizado o Percurso Pedestre da cidade. Em ano de “Viseu, Cidade-Jardim”, também vai ensinar os mais pequenos a plantar linhaça, a planta do linho.

A Casa da Ribeira vai disponibilizar um livro de passatempos relacionados com as tradições de Viseu, que os visitantes podem levantar e preencher em casa.

O Museu de História da Cidade criou a atividade das famílias “Refotografarem Viseu” e partilharem os resultados nas redes sociais.

O Polo Arqueológico de Viseu António Almeida Henriques apresenta a visita guiada “José Coelho pela Cidade”. Um roteiro por Viseu que recupera e revisita algumas histórias sobre o património da cidade e as disputas do arqueólogo em torno da sua investigação.

Já a Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu, desafia os visitantes a realizar exercícios de exploração que ligam a Arte à Natureza.

O Museu do Quartzo – Centro de Interpretação Prof. Galopim de Carvalho convida os visitantes a realizar a Rota do Quartzo: um percurso de 6 quilómetros que vai desde o Monte de Santa Luzia ao interior da povoação de Campo.

Consulte aqui a programação completa do Município de Viseu para o Dia Internacional dos Museus 2021.

a