Viseu Now, o portal de comunicação que valoriza o distrito de Viseu

A partilha de informação fidedigna e a exposição do vasto território que compõe o distrito de Viseu são as condutas que definem o portal informativo Viseu Now. A capacidade multitarefa está presente no dia-a-dia dos jornalistas, sendo que, a escassez de recursos financeiros e o vasto conteúdo produzido exigem a que os profissionais de comunicação sejam experientes em mais áreas. Estas premissas mantêm-se até hoje e contribuem para o aumento da visibilidade do portal informativo.

Reportagem de Mariana Mendes

Criado em 2015, o “ViseuNow” comprometeu-se a promover eventos locais do distrito de Viseu, assim como informar a população dos acontecimentos no território, de forma rigorosa e imparcial. Até hoje, o órgão de comunicação social preocupa-se com a produção de conteúdo diversificado e, por isso, apresenta uma linha editorial generalista que fornece categorias como ‘Now Desporto’, ‘Now Events’ e ‘Now Report’.

A capacidade de multitarefa é uma das competências exigidas por todos os jornalistas do portal de comunicação online. Segundo Sónia Marques, repórter do “ViseuNow”, isto acontece porque “a escassez de recursos financeiros e a diversidade dos conteúdos produzidos obrigam a que o profissional de comunicação seja proficiente em várias áreas, desde a redação e locução, passando pela captação de som, de imagem fixa e em movimento, até à edição”.

Os dias no “Viseu Now” nunca são monótonos e estão longe de ser parecidos, graças ao conteúdo diverso que é recebido todas as semanas. São feitas várias reuniões que servem maioritariamente para abordar assuntos pertinentes. “Temos uma breve reunião editorial de equipa todos os dias de manhã, abordamos os assuntos em agenda. Na quinta-feira de manhã, reunimos com o comercial e o diretor geral, num encontro um pouco mais longo, no qual são falados, além de tópicos editoriais, outros de pendor comercial e administrativo”, conta Sónia Marques. O trabalho não para por aí, uma vez que, o resto do dia é dedicado à redação de notícias, assim como à produção de reportagens e ao tratamento de questões comerciais e administrativas. “Temos a parte das notícias escritas que vamos desenvolvendo ao longo do dia e que intercalamos com filmagens, edição de vídeo e preparação ou pesquisa para reportagens. Ao fim de semana também existe produção noticiosa para o site”, enfatiza Anabela Carvalho, subdiretora do “Viseu Now”.

O crescimento do portal informativo aconteceu gradualmente ao longo dos anos. “Fomos ganhando mais seguidores, mais visibilidade e começámos a estar presentes em mais locais da região”, conta Anabela Carvalho. Este crescimento progressivo levou a que o portal de comunicação expandisse a partilha do seu conteúdo para outras plataformas como o YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Tik Tok.

Em 2021, o “Viseu Now” iniciou uma parceria com a TVI, o que contribuiu para o aumento da visibilidade das suas produções. O conteúdo é agora transmitido no programa “País 24”, emitido todas as semanas na TVI 24 e que se compromete a ser o espelho da diversidade que existe em Portugal através das várias parcerias feitas com as televisões locais e regionais por todo o território português.

As ideias para novos conteúdos constituem o dia-a-dia dos jornalistas do portal informativo. De acordo com Sónia Marques, essas mesmas ideias surgem “por iniciativa da equipa ou sugeridas por terceiros. Algumas ficam em banho-maria, outras avançam e perecem algum tempo depois, e outras estão em produção”. Sónia Marques confessa que, por vezes, a falta de meios, a indisponibilidade das fontes, entre outros fatores necessários para obter conteúdo de interesse do público dificultam a aprovação de determinadas ideias para futuras reportagens ou entrevistas. Apesar de que, muitas vezes, esta constante estimulação de ideias seja um processo complicado, o objetivo primordial do “ViseuNow” “é sempre informar bem e dar a conhecer todo um território vasto e rico a nível do desporto, da natureza, do património, das pessoas e da gastronomia”, realça Anabela Carvalho.

O fluxo de informação e de acontecimentos é algo que diverge consoante as várias épocas do ano. Segundo Anabela Carvalho, a época em que os eventos acontecem com mais frequência, proporcionam uma maior produção de conteúdo. “Temos Festivais de primavera, de verão, mas também iniciativas durante o inverno como o caso do “Outono Quente”, das iniciativas natalícias e dos “Vinhos de Inverno”. Fora isso, existe sempre um trabalho de pesquisa, assim como o de contar histórias, adaptando sempre a informação durante todo o ano”, completa a subdiretora do órgão de comunicação local.

Tal como múltiplos setores, o jornalismo de proximidade sofreu dificuldades ao tentar enfrentar a atual pandemia. A promoção da região e dos seus eventos tornou-se difícil, uma vez que os mesmos foram cancelados e a impossibilidade de deslocação aos locais de reportagem acentuou-se. De modo a enfrentar a escassez de conteúdo, o portal informativo reforçou a produção noticiosa e, posteriormente, desenvolveu ainda mais o seu site, sempre com o objetivo de manter a população informada.

A ênfase dada à informação distrital e à capacidade multitarefa são as grandes premissas que constituem este órgão de comunicação social. O objetivo de promover a região e a mais recente parceria com a TVI levaram a que o “Viseu Now” estivesse presente em mais locais do distrito, o que contribuiu para o aumento de seguidores nas múltiplas plataformas, principalmente na rede social Facebook que já atingiu os 84 mil seguidores.

a