Concelho de Viseu ultrapassa as 53 mil pessoas vacinadas

O Município de Viseu, em associação com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões, acordou uma reestruturação do Centro de Vacinação Covid-19 (CVC) de Viseu. Esta melhoria permite aumentar a capacidade diária de vacinação de 1000 para 6000 pessoas. No concelho, o registo de vacinações já ultrapassou as 53 mil.

Por Luís Silva

Conceição Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Viseu refere que “o Município procurou, desde o primeiro minuto, delinear a melhor estratégia para combater a pandemia”. A autarca completa informando que foram ultrapassadas, nos últimos dias, as 53 mil doses administradas da vacina contra a Covid-19. “Num concelho com cerca de 100 mil habitantes, isto mostra que estamos no bom caminho”, salienta.

Por iniciativa da autarquia em parceria com o ACES Dão Lafões, o CVC de Viseu está instalado no Pavilhão Multiusos desde o dia 1 de fevereiro. Este local foi escolhido dada a sua centralidade na cidade e facilidade de estacionamento e transporte.

“Planeámos e projetámos um upgrade ao CVC de Viseu garantindo uma capacidade para vacinar 4.000 pessoas por dia (em 12h de funcionamento), podendo a mesma chegar às 6.000, dependendo da capacidade das equipas e, mais importante ainda, da disponibilidade de vacinas”, avança Ermelinda Afonso, vereadora responsável pela área da Saúde na autarquia viseense. Depois da evolução na capacidade de vacinação nacional anunciada no mês de abril, a vereadora espera que, em breve, a task force, possa reservar mais recursos para o concelho de Viseu.

O Município, através da linha VISEU AJUDA, e com o apoio das Juntas de Freguesias, assegura o transporte para o Centro de Vacinação Covid-19, a todos aqueles que não tenham possibilidade de se deslocar. “Num concelho, com 507 km2 e uma população idosa espalhada por 25 Freguesias, este apoio era obrigatório e de imediato nos comprometemos com o mesmo”, conclui Ermelinda Afonso.

É de recordar que o processo de vacinação no concelho de Viseu está a cargo do Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões. Como forma de apoio, a autarquia cedeu o espaço para o Centro de Vacinação, bem como um grupo de elementos do Banco Local de Voluntariado, que tem estado ajudado no CVC.

a