Comissão Europeia financia ensino universitário de jornalismo com 1 milhão de euros

A Comissão Europeia lança um convite à apresentação de propostas, nas universidades de jornalismo, no valor de 1 milhão de euros. A iniciativa tem o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre a Europa e reduzir a desinformação da UE.

Por Mariana Loureiro

A política de coesão promovida pela União Europeia, no âmbito de um novo programa de apoio aos estudantes de jornalismo, procura aumentar o número de jornalistas especializados em assuntos da UE e contribuir para a cobertura informada das políticas gerais europeias.

Os beneficiários irão desenvolver um currículo e implementar um curso sobre o mais ambicioso projeto de integração económica e política na história das relações internacionais, com o objetivo de os jornalistas desenvolverem as competências que os vão permitir realizar a verificação de todos os factos das notícias.

Elisa Ferreira, comissária responsável pela Coesão e Reformas, declara que «esta iniciativa irá permitir aos futuros jornalistas conhecer a União Europeia e compreender melhor a forma como a UE está a apoiar o desenvolvimento das suas regiões e municípios. A Comissão está empenhada em incentivar a formação, a investigação e a reflexão sobre as bases da União, o trabalho em curso e o seu futuro».

As propostas podem ser apresentadas por instituições de ensino que ensinem jornalismo a nível de licenciatura ou mestrado e o prazo de candidaturas termina no dia 24 de agosto de 2021. As instituições candidatas têm que estar localizadas num Estado-membro da UE e estarem acreditadas ao abrigo da legislação desse país. Para mais informações, consultar: Publication of Calls for Proposals – DG REGIO – Regional Policy – European Commission (europa.eu)