Câmara de Nelas pretende investir 9 milhões em habitação

A autarquia de Nelas tem definida a estratégia local dos edifícios que passa pela construção e reabilitação de 121 habitações para famílias carenciadas. Para a população mais jovem, a câmara garante o acesso a habitação a preços controlados. O investimento previsto para esta obra é de 9 milhões de euros nos próximos 4 anos e conta com o apoio do IHRU (Instituto de habitação e da reabilitação urbana) e do PRR (Plano de recuperação e resiliência).

Por Mariana Fernandes

São 121 famílias, que constituem pelo menos 281 pessoas, a viver em casa sem condições, 15 pelo menos nas suas habitações em várias localidades do concelho, 27 em núcleos precários e 28 com carências várias de alojamento condigno. A esta realidade acresce a necessidade de construção ou reabilitação de pelo menos 50 habitações, numa fase inicial, para fixar e atrair jovens casais, com idades entre os 20 e os 34 anos preferencialmente.

Para resolver o problema, a Câmara de Nelas vai discutir e votar na reunião de Câmara, que se irá realizar na quarta-feira (12 de maio), a Estratégia Local de Habitação determinada pelo Executivo e pelo Presidente da Câmara Municipal.

A ideia destes Programas é, nos 50 anos do 25 de Abril em 2024, não ter ninguém em Portugal, a viver em habitação que não seja digna. A autarquia de Nelas já fez o seu diagnóstico e a candidatura.

A par destes projetos, a Câmara de Nelas vai começar em breve as obras de requalificação de todas as 47 habitações sociais já existentes, em Figueira Velha, Bairro Dr. Augusto Rosado, Póvoa de Luzianes, Fiais e Canas de Senhorim, no âmbito de uma Candidatura de eficiência energética aprovada no Centro 2020, no valor de 450,000 euros.

Na origem da Estratégia Local de Habitação e Construção de Habitação a Custos Controlados o concelho de Nelas, vem adquirindo terrenos junto à conhecida Quinta dos Bigote para resolução do problema de habitação indigna dos núcleos precários. Negociando terrenos junto ao Bairro de Santa Luzia para construção de apartamentos não destinados a residentes em núcleos precários ou acampamentos e disponibilizando ainda imóveis seus para reabilitação para esse fim, como por exemplo no antigo Edifício da EDP, no Folhadal junto à Igreja da Sra. da Tosse e em Vila Ruiva.

Segundo o comunicado de imprensa, “a Estratégia, os Projetos e Ações estão em curso, havendo já notícias de uma comparticipação estatal que pode chegar aos 100% no PRR (Plano de Recuperação e Resiliência)”.

Por isso mesmo, a Câmara de Nelas não deve perder esta oportunidade para resolver o problema destas famílias e destas pessoas, de maneira a promover um futuro com dignidade e conforto na habitação.

A autarquia garante que o “trabalho de casa “para resolver um problema de décadas e que constitui um dos principais desafios e prioridades dos próximos 4 anos para o progresso, desenvolvimento e modernização do Município e bem-estar das suas populações e famílias, está feito”.

a