Candidaturas abertas para 3.ª edição do Prémio Imprensa Nacional Ferreira de Castro

Abriram no dia 1 de abril e decorrem até 30 de maio, as candidaturas à 3.ª edição do Prémio Imprensa Nacional Ferreira de Castro, em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros. Enquanto editora pública, a Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) pretende dar continuidade à sua missão de promoção e preservação do património da língua e da cultura portuguesas.

Por Mariana Loureiro

Em comunicado, o Município de Oliveira de Azeméis declara que o Prémio Imprensa Nacional Ferreira de Castro pretende homenagear o escritor e “homem do jornalismo” português, natural de Ossela, desta cidade do distrito de Aveiro. Com a sua morte em 1974, é hoje um dos autores com maiores obras traduzidas em todo o mundo, podendo incluí-las na categoria de literatura universal moderna, de uma escrita que se identifica com a intervenção social e ideológica.

A organização do prémio resulta da parceria entre a INCM com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e visa distinguir obras de Ficção e Poesia, escritas por portugueses e lusodescendentes residentes no estrangeiro, nomeadamente no Luxemburgo. Além do valor de cinco mil euros, a obra vencedora será publicada pela Imprensa Nacional e o regulamento do prémio pode ser consultado no Portal das Comunidades Portuguesas e na página oficial da Imprensa Nacional.

O júri desta terceira edição é composto pelo académico Carlos Reis, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; pela editora-chefe da Imprensa Nacional, Paula Mendes; e pela professora universitária Fátima Marinho, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

As obras concorrentes devem ser apresentadas até 30 de maio, presencialmente ou por correio, registado com aviso de receção no seguinte local: Imprensa nacional – Casa da Moeda; A/C da Unidade de Edição e Cultura “Candidatura ao Prémio Imprensa Nacional/ Ferreira de Castro”; Rua da Escola Politécnica, nº 135; Código Postal: 1250-100 Lisboa.