CIM Viseu Dão Lafões apresenta sistema de videovigilância para a deteção de incêndios

No âmbito da primeira fase de implementação do Sistema Integrado de Videovigilância para a Prevenção de Incêndios Florestais na Região de Viseu Dão Lafões e Coimbra, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões anunciou, no dia 7 de maio, a instalação de 37 Torres de Acompanhamento Remoto (TAR), num investimento de mais de 3,7 milhões de euros.

Por Luís Silva

Em comunicado, a CIM Viseu Dão Lafões informa que “já se encontram em operação os dois Centros de Gestão e Controlo, estando um localizado no Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Viseu e o outro no Comando Territorial da GNR de Viseu”.  Está prevista, igualmente, a instalação de catorze Centros de Monotorização Remota nos municípios integrantes da CIM; um no edifício sede da CIM e outro no veículo de comando reservado ao CDOS Viseu.

Às três primeiras TAR, localizadas nos concelhos de Tondela, Viseu e Vouzela e já em funcionamento desde abril, está previsto juntarem-se mais três, até ao final do mês de agosto, nos concelhos de Carregal do Sal, Mangualde e Nelas. O objetivo desta implementação é as seis Torres de Acompanhamento Remoto estarem operacionais durante o próximo período crítico de incêndios rurais.

Este sistema conta com uma rede de comunicações de rádio que “garante  interoperabilidade com os Sistemas de Acompanhamento e Apoio à Decisão já instalados e em operação em outras regiões”, garante a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.

Rogério Mota Abrantes, presidente da CIM Viseu Dão Lafões, afirma que “este projeto irá contribuir, já este verão, para a deteção precoce de incêndios florestais e para uma melhor definição das estratégias de combate e apoio à decisão”. Uma ferramenta que se afirma “como uma mais-valia para a proteção das populações e um investimento com um impacto direto na economia ligada à fileira florestal”, admite.

Nas palavras do presidente da CIM Viseu Dão Lafões, este projeto associa-se a outros também em desenvolvimento, como é o caso da “plataforma de emergência e proteção civil intermunicipal” e “o projeto europeu LIFE, Landscape Fire, com uma componente forte de silvo pastorícia e de capacitação dos agentes de proteção civil do território.”

O projeto, que prevê a instalação de 37 Torres de Acompanhamento Remoto e que contempla as CIM Viseu Dão Lafões e Coimbra, está avaliado em mais de 3,5 milhões de euros. Com início em janeiro, a instalação decorrerá durante um período de 20 meses, ou seja, em agosto de 2022 todas as 37 TAR estarão montadas e em funcionamento.

a