VII Fórum “Vê Portugal”: turismo interno em debate nas Caldas da Rainha

No dia 26 de maio, a cidade de Caldas da Rainha acolhe a 7ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”. A ser realizada em formato híbrido, esta iniciativa do Turismo Centro Portugal junta anualmente especialistas nacionais e internacionais para uma discussão sobre o turismo interno e os desafios que lhe são colocados.

Por Luís Silva

A apresentação do evento aconteceu no dia 4 de maio, através de uma conferência de imprensa online, na qual participaram Pedro Machado, presidente da Turismo Centro Portugal, e Fernando Tinta Ferreira, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

Depois das edições anteriores terem tido lugar em Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda e Castelo Branco, a edição deste ano era para ter sido realizada em 2020 no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. No entanto, em virtude da pandemia, foi adiada para 2021 e realizar-se-á no mesmo local.

A realização do evento em formato híbrido é a grande novidade deste ano. “Os participantes, à exceção dos participantes internacionais, estarão fisicamente presentes no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, mas o fórum não terá público no local. Os interessados acompanharão via streaming”, explica a Turismo Centro Portugal.

Pedro Machado considera de extrema importância a realização deste evento ainda em tempo de pandemia, pois “face àquilo que aconteceu em 2020, foi o turismo interno que acabou por ser responsável por alguns dos bons resultados verificados no ano passado”. O presidente da Turismo Centro Portugal completa ainda dando destaque à “discussão política sobre a lei que estabeleceu o regime das Entidades Regionais de Turismo, a qual está a ser atropelada todos os dias”, discussão esta que “está para acontecer há muitos anos e que terá lugar neste fórum”, termina.

O autarca das Caldas da Rainha, Tinta Ferreira, admite ser “com orgulho que a cidade recebe este encontro e que será, durante um dia, a capital do turismo do Centro de Portugal e a sede de um evento de grande relevo para o turismo nacional”, destacando que este evento será oportunidade para “valorizar as Caldas da Rainha”.

Entre os oradores confirmados, para além do anfitrião, Fernando Tinta Ferreira, destacam-se as presenças de Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, os cinco presidentes das Entidades Regionais de Turismo do Centro, Porto e Norte, região de Lisboa, Alentejo e Ribatejo e Algarve. Como especialistas internacionais, é de salientar a presença de John T. Bowen, Professor na Universidade de Houston, e de Alessandra Priante, Diretora do Departamento Regional para a Europa da Organização Mundial de Turismo.

“Lei 33/2013 – Que Futuro?”, “Tendências na Promoção e Estruturação Turística Nacional Pós-COVID-19” e “Comercialização e Venda” são os três temas que serão alvo de análise e de debate nesta iniciativa promovida pela Turismo Centro de Portugal e pela autarquia de Caldas da Rainha, em parceria com as Entidades Regionais de Turismo.

Oradores confirmados

a