Fabrico de cerveja cresce a pique em Portugal

O tempo em que as únicas opções de cerveja nacionais eram a Sagres e a Super Bock já lá vai. A procura por cerveja de qualidade tem subido cada vez mais nos últimos anos e o setor empresarial tem acompanhado o aumento de procura.

Cerveja é, desde há muitos séculos, uma das bebidas mais apreciadas por todo o mundo, mas nos últimos anos tem vindo a ganhar cada vez mais destaque no nosso país. As opções artesanais têm-se tornado muito populares e de ano para ano mais marcas surgem para apresentar aos consumidores novas opções.

Segundo dados do Observatório Racius, só nos últimos 5 anos foram constituídas 101 empresas de fabrico de cerveja, 17 delas criadas no presente ano de 2017. Estes números ganham maior expressão, em comparação com o período de 2008 a 2012 em que surgiram apenas 13.

Marcas como a MUSA e MALDITA são já referências a nível nacional e internacional. Apesar de serem ainda microcervejeiras, podem ser atualmente encontradas à venda em supermercados e hipermercados ao longo do país.

O sucesso destas empresas tem-se manifestado no baixo número de dissoluções. Nos últimos 10 anos, em comparação com as 114 novas empresas no setor, apenas se registou o encerramento de 12.

 

Texto: Lisa Sebastião

Imagem: Wikipedia

a