Inscrições abertas para Prémios que valorizam a produção cinematográfica de Viseu

As inscrições para os Prémios vistacurta 2021 estão oficialmente abertas. São válidos a concurso todos os filmes e produções realizadas no distrito de Viseu, ou por autores da região. Os filmes selecionados serão exibidos em salas de cinema em outubro de 2021, e concorrem a um prémio de 1500€ para o Melhor Filme.

Por Luís Silva

O Cine Clube de Viseu, através do festival vistacurta, tem como objetivo estimular e consolidar toda e qualquer produção cinematográfica realizada, rodada ou produzida em Viseu. Em competição, este ano, estarão os melhores filmes realizados nos últimos dois anos por autores locais e produções nacionais que abordem a questão da interioridade. “O vistacurta quer continuar a ser um ponto de encontro para o cinema independente associado à região Viseu, mostrando os filmes em sala e permitindo a criação de diálogos entre autores e públicos”, afirma o Cine Clube.

Com a primeira edição em 2010, o festival vistacurta ultrapassou o recorde de número de inscrições no ano passado. Mais de 200 produções foram submetidas a concurso, demonstrando uma “trajetória ascendente que se tem vindo a notar edição após edição”. Em 2020, a grande vencedora foi Ana Maria Gomes, com o filme “Bustarenga”, rodado numa aldeia em São Pedro do Sul.

A edição dos Prémios 2021 decorrerá entre os dias 12 e 16 de outubro. As inscrições estão abertas até 30 de junho, sem custos adicionais, através do site FilmFreeway. Pode também consultar o regulamento de inscrições no site vistacurta.pt.

a