Município de Viseu junta-se à “TO BE GREEN” com iniciativa para a reciclagem de máscaras e vestuário

No dia 28 de abril, o Município de Viseu, em parceria com a “TO BE GREEN”, apresentou um novo programa de reciclagem de máscaras de proteção, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental do uso e descarte de máscaras na cidade. O projeto adquire uma maior dimensão que visa promover a Economia Circular, nomeadamente ao nível do vestuário.

Por Mariana Loureiro

O investimento municipal para esta iniciativa será de 35 mil euros por ano, uma aposta que, segundo Conceição Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Viseu, será recompensada nos ganhos ambientais. No decorrer da apresentação do projeto, a Escola Secundária Alves Martins recebeu os primeiros contentores para recolha de máscaras usadas e sem reutilização, medida a colocar em prática nas outras escolas e estabelecimentos viseenses.

Dinis Marques, criador e CEO da “TO BE GREEN”, explica que as máscaras individuais e vestuário em fins de vida serão recolhidos pela empresa e depois “convertidas em matéria-prima para outros produtos à base de fibras têxteis no Centro de Valorização de Resíduos (CVR) da Universidade do Minho”.

Conceição Azevedo afirma que esta “parceria tornará o concelho ainda mais verde”. Um projeto que, com o abalo da pandemia da Covid-19, alerta à proteção ambiental e “se insere e reforça o posicionamento de Viseu como Cidade-Jardim”, afirma a autarca. Cristina Brasete, Vereadora da Educação e Ação Social da autarquia viseense, realça “o potencial incrível no que respeita à educação e sensibilização dos nossos jovens para a adoção de comportamentos capazes de mudarem o mundo e garantir o nosso futuro.”

Segundo Dinis Marques, a “TO BE GREEN” é uma empresa da Universidade do Minho que consiste numa aplicação e responde “aos problemas crescentes dos resíduos têxteis pós-consumo produzidos nos territórios”.Através de um sistema inteligente de planeamento geográfico, reduzir a pegada ecológica e educar para a sustentabilidade são metas a atingir com a implementação do novo projeto.

Através da solução “TO BE GREEN”, o Município de Viseu irá também disponibilizar uma Loja Social para a entrega e partilha de peças de vestuário em fim de vida, em colaboração com as IPSS’s do concelho e com outras entidades que apoiam os mais desfavorecidos.