Eco-Escolas da Mealhada hastearam bandeiras do ambiente para sinalizar o Dia Mundial da Terra

No dia 22 de abril, as onze escolas do concelho da Mealhada galardoadas pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) hastearam as bandeiras Eco-Escolas, no âmbito do Dia Mundial da Terra e do Dia Internacional Eco-Escolas. O Desenvolvimento Sustentável e as boas práticas ambientais fazem parte desta iniciativa de dezenas de alunos, professores e Município da Mealhada.

Por Mariana Loureiro

O hastear da Bandeira Verde à porta de cada uma das instituições de ensino simboliza todo o trabalho realizado em prol do ambiente, do projeto que envolve o Agrupamento de Escolas e Câmara Municipal da Mealhada. Diversas atividades, como a criação de hortas biológicas, jardins, práticas de recolha de lixo e limpeza, e geração de compositores orgânicos nas escolas, encorajam à sensibilização da comunidade escolar e da comunidade envolvente sobre a importância da educação ambiental. Promovidas pelo Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada, implica também sessões relativas ao “7 R’s da sustentabilidade – Repensar, Recusar, Reduzir, Recuperar, Reutilizar, Reciclar e Reintegrar”, para todos os alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade.

Em 2021, os estabelecimentos distinguidos pela ABAE são a EB2 da Mealhada, o Centro Escolar do Luso, o Jardim de Infância e a EB1 de Casal Comba, o Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa, a Escola Profissional Vasconcellos Lebre e os jardins de Infância da Pampilhosa, Canedo, Quinta do Valongo e Carqueijo.

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. A iniciativa “pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.” O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola, e fornece ainda apoios para a sua implementação, em qualquer uma das suas fases.