“É à nossa porta, é importante!”. Filipe Ribeiro fundou o jornal que dá voz a Vila Pouca de Aguiar

Filipe Ribeiro é um jovem jornalista que, sem medo, tomou a iniciativa de criar um jornal semanal, em Vila Pouca de Aguiar, em 2014. Notícias de Aguiar é um jornal orientado pela proximidade, que tem como objetivo “dar voz à vila” e a todo o país.

Por Mariana Silva

Em 2020, Filipe Ribeiro e Daniela Parente ganharam o Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa, na categoria Regional, com uma reportagem editada no Notícias de Aguiar intitulada “Voluntários trocam grandes centros urbanos pela preservação do ambiente em Vila Pouca de Aguiar“. O prémio foi promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal. O diretor afirma que, depois de ter sido premiado, teve “a noção de que eram ouvidos em vários locais”. Filipe Ribeiro realça, ainda, que não são só as grandes cidades que ganham prémios e que, embora ninguém acreditasse que no interior isso fosse possível, “podemos fazer aquilo que gostamos e ser reconhecidos em todo o país”.

Prémio Fernando de Sousa foi atribuído pela Representação da Comissão Europeia em Portugal

O diretor do jornal Notícias de Aguiar refere que no início não foi fácil, porque “fazia as 24 páginas sozinho e não tinha folgas”. Para o jornal chegar onde chegou, Filipe Ribeiro afirma que o apoio da família foi fundamental, mas não só. A sua experiência profissional e o “apoio financeiro de empresas locais” também foram indispensáveis.

Os principais objetivos da criação do jornal semanal Notícias de Aguiar foram, segundo Filipe Ribeiro, “dar atenção à cultura, ao desporto e à questão social da vila” e, assim, projetar o associativismo. Outro objetivo era a proximidade, que o jornalista destaca por “conferir importância à informação” e, consequentemente, mais interesse. No entanto, parte sempre do princípio de que “é à nossa porta, é importante”, porque tudo aquilo que acontece na nossa terra é mais relevante do que um acidente noutra parte do mundo, ou até mesmo em Lisboa.

O percurso de Filipe Ribeiro começou em 2009, no Notícias de Vila Real. Neste jornal, tinha a função de jornalista de imprensa regional local e jornalista de desporto. Porém, “não tinha capacidade de ficar a tempo inteiro no Noticias de Vila Real”, diz. Depois do mestrado, Filipe Ribeiro esteve na delegação da TVI em Vila Real e, de seguida, “surgiu a oportunidade de criar um jornal regional num local onde não havia”, argumenta.

Formado em Ciências da Comunicação, dono de um percurso extenso e marcado por altos e baixos, Filipe Ribeiro não viu as dificuldades como um entrave para o seu trabalho, mas sim como um desafio que lhe permitiu apostar no jornalismo de proximidade. O jornalista realça, aliás, que esta é uma das mais valias do Notícias de Aguiar, jornal que tem uma forte presença entre a comunidade emigrante, sobretudo em países como a Suiça, França ou Canadá.

a