Peso da Régua e Alijó são os concelhos mais afetados pela COVID-19 no distrito de Vila Real

O concelho mais afetado atualmente pela pandemia da COVID-19 no distrito de Vila Real é o concelho do Peso da Régua, que segundo o relatório da Direção Geral de Saúde divulgado a 23 de abril, apresenta uma taxa de incidência de 127 casos por cada 100 mil habitantes, colocando assim um município num patamar de risco moderado. No mesmo grau de incidência, está o município de Alijó, que registou 113 casos por cada 100 mil habitantes.

Por Marco Sousa

Os restantes municípios do distrito de Vila Real, encontram-se em patamares de baixo risco e que não comprometerão o seu avanço para a próxima fase de desconfinamento. Dentro do distrito de Vila Real, destacam-se pela positiva os concelhos de Mondim de Basto e Murça, que não registavam qualquer caso de COVID-19, no boletim publicado no dia 23 de abril.  A capital de distrito Vila Real apresenta neste momento uma taxa de 28 novos casos por cada 100 mil habitantes.

A próxima fase do desconfinamento inicia-se no dia 3 de maio, mas para se avançar neste desconfinamento, o governo definiu critérios bastantes rigorosos de modo que o combate à pandemia não tenha a necessidade de regredir novamente. O distrito de Vila Real, que já foi gravemente afetado por contágios de COVID-19, especialmente em lares de idosos, o distrito tem vindo progressivamente a melhorar os seus indicies de contágio, colocando assim a grande maioria dos municípios do distrito em patamares considerados seguros.

a