Covid-19: Metade dos concelhos de Viseu encontram-se no nível mais baixo da taxa de incidência

Segundo os dados disponibilizados pela Direção Geral de Saúde (DGS) na passada sexta-feira, dia 23 de abril, o distrito de Viseu conta com metade dos seus concelhos no grau mais baixo da taxa de incidência – menos de 20 casos por 100 mil habitantes.

Por Maria Soares

Os concelhos com a taxa de incidência inferior a 20 são: Armamar, Mangualde, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Penedono, São João da Pesqueira, Sátão, Sernancelhe, Tarouca, Vila Nova de Paiva e Viseu.

Os restantes concelhos do distrito de Viseu encontram-se sobretudo no segundo grau da taxa de incidência. Cinfães e Resende são os concelhos mais afetados ultrapassando os 240 casos por 100 mil habitantes. Devido à gravidade da situação os dois concelhos correm o risco de não avançar na próxima fase do desconfinamento que decorrerá no dia 3 de maio.

No distrito de Viseu, na última semana, existiram concelhos que não registaram novos casos, foi o caso de: Armamar, Mangualde, Mortágua, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Penedono, São João da Pesqueira, Sátão, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva.  De acordo com as autoridades distritais, desde o início da pandemia, o distrito de Viseu registou 27.809 casos de infeção pelo vírus.

A taxa de incidência, juntamente com o índice de transmissibilidade, são os critérios definidos pelo Governo para possibilitar uma avaliação constante da próxima fase do desconfinamento, que deverá avançar a 3 de maio.

a