Obras de requalificação da Ecopista do Dão arrancam nos próximos dias

O troço inicial da Ecopista do Dão, entre o Tribunal, na Avenida da Europa, e a Estação de Figueiró, vai ser alvo de uma requalificação completa. A revisão da sinalização vertical e horizontal em seis cruzamentos, de modo a aumentar a segurança nesses espaços, vai ser um dos aspetos alvo de melhorias.

Por Luís Silva

Conceição Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Viseu, esclarece que a requalificação deste “percurso de natureza” irá ter constrangimentos inevitáveis, no entanto as melhorias que serão implementadas são necessárias. “Passados cerca de 14 anos depois da inauguração do 1º troço, voltamos a intervir neste espaço ‘nobre’ de prática de atividade física dos cidadãos”, afirma.

A requalificação da Ecopista do Dão representa um investimento do Município de Viseu que ronda os 250 mil euros. Em comunicado, a autarquia refere que os trabalhos a realizar, com um prazo estimado de 120 dias, incluem a repintura do slurry (piso) do troço inicial; a sinalização de todos os cruzamentos da ecopista, bem como a requalificação dos sinais verticais e horizontais em cruzamentos considerados problemáticos. A renovação da Ecopista conta ainda com “a melhoria do sistema de drenagem de águas pluviais com reperfilamento de valetas e execução de valetas em betão; e ainda aplicações pontuais da vedação”. É importante realçar que a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões já interveio no “arranjo da vedação em madeira, na substituição de dissuasores e limpeza, na desmatação de taludes e na remoção de terras soltas”, assegura a Câmara Municipal.

Para Conceição Azevedo, “a Ecopista é uma das infraestruturas mais importantes e que representa bem uma dimensão do modelo de qualidade de vida que definimos para Viseu: o bem-estar, a vida saudável ao ar livre, a natureza, o exercício físico… Enfim, simboliza muito daquilo que nos faz a todos felizes”.

Segundo João Paulo Gouveia, vice-presidente da autarquia viseense, “a Ecopista do Dão é um equipamento fundamental no projeto que definimos para a mobilidade suave em Viseu, e mesmo para a mobilidade pendular”. Completa que a requalificação, no âmbito do MUV – Mobilidade Urbana de Viseu, “inclui a integração de várias ciclovias urbanas” como é o caso dos 7,1 km que estão a ser concluídos na cidade.

É de recordar que, em 2007, foi inaugurado o 1º troço da Ecopista do Dão, até Figueiró. Já a 2ª fase, que se estendeu até Santa Comba Dão, foi inaugurada em 2011. A gestão e manutenção deste equipamento está entregue à CIM Viseu Dão Lafões que, anualmente, protocola com os Municípios de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão.

a