Governo Português já entregou plano de recuperação e resiliência

Portugal foi o primeiro estado membro da união europeia a entregar a apresentação oficial de um plano de recuperação e resiliência, através da plataforma informática oficial. A presidente da comissão europeia Ursula von der Leyen fez questão de saudar Portugal deixando claro que a apresentação deste plano “assinala o início de uma nova fase do processo de implementação do Mecanismo de Recuperação e Resiliência”.

Por Luciana Soares

Em comunicado Úrsula von der Leyen revela que “aguarda com expectativa” a avaliação do “plano português que incide na resiliência e nas transições ecológica e digital” e que “inclui projetos em quase todos os domínios emblemáticos europeus”. Revela ainda que é vontade ca comissão europeia continuar a colaborar com os estados-membros para “os “ajudar a apresentar planos de elevada qualidade”.

A Presidente da comissão europeia afirma que quer adotar todos os planos “este verão”, deixando claro que só podem começar a efetuar pagamentos quando todos os estados membros “tenham aprovado a decisão recursos próprios”.

Na nota é referida a importância do lançamento do “instrumento NextGenerationEU” e que a “recuperação económica” deve ir a par de uma melhoria da situação sanitária no terreno.

a