3ª edição da Semana da Atividade Física decorre até dia 25 de abril, em Viseu

A 3ª edição da Semana da Atividade Física inicia-se esta segunda-feira, dia 19 de abril. Um projeto organizado pelo Município de Viseu, em estreita cooperação com diversos parceiros locais da área do desporto e saúde, entre outros.  A iniciativa promove atividades nas várias modalidades desportivas, prática de exercício físico e à adoção de estilos de vida saudáveis, em todas as idades.

Por Mariana Fernandes

No decorrer de toda semana, até 25 de abril, viseenses e amigos de Viseu podem usufruir de uma vasta e diversa programação multidisciplinar. As atividades propostas ao longo destes sete dias podem realizar-se tanto ao ar livre como indoor. Atividades aquáticas, de wellness (como pilates e yoga), com bicicleta, ténis, corrida, padel, jogos tradicionais ou avaliações físicas e de nutrição.

As pessoas que pretendem participar neste tipo de desportos está sujeita a uma inscrição prévia, junto de cada promotor, mas há também outras de participação livre. No contexto atual de pandemia COVID-19 e de forma a serem cumpridas todas as normas de segurança as atividades são limitadas a um número máximo de participantes.

Uma iniciativa que visa promover a partilha de boas práticas comunitárias, mas também de formação e sensibilização para temáticas importantes, direcionadas para os participantes da Atividade Sénior, as escolas ou os técnicos de desporto e atividade física.

Segundo o comunicado, “o município de Viseu alia-se ao combate daquele que é um desafio global, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde, e propõe-se a sensibilizar a população viseense para os riscos associados à inatividade física e aos comportamentos sedentários, assim como a reforçar a importância e os benefícios de ser fisicamente ativo, em qualquer idade ou contexto, seja ele na escola, no trabalho ou até na forma como nos deslocamos no nosso quotidiano.”

A semana da Atividade Física tem por objetivo valorizar e contribuir para o reconhecimento de programas e projetos que possam ser referenciados como por exemplo de boas práticas, de construção de experiências positivas, pelos diversos setores da sociedade, em iniciativas de promoção de atividade física de participação livre e não competitiva.

As atividades abertas à população podem ser consultadas no site do Município de Viseu, em www.cm-viseu.pt e acompanhar ao detalhe na página de Facebook VISEU ATIVO.