Cada vez menos empresas a nascer em Viseu

Este ano foram constituídas 667 empresas no distrito de Viseu. A atividade económica que mais interfere nestes números é o Comércio a Retalho, com a criação de 155 empresas. Contudo, ao longo do ano, o número de constituições foi diminuindo, sendo que em janeiro foram fundadas 90 empresas e em setembro apenas 55.

Quanto às dissoluções, registou-se um total de 382 empresas. O Comércio  a Retalho é a atividade com mais empresas constituídas e também o setor onde mais empresas fecham portas, um total de 71 no decorrer do atual ano. Em janeiro, houve um total de 38 dissoluções e no mês de setembro este número aumentou para 42, estando a média de dissoluções ao longo do ano em 42.

A operar em Viseu e em atividade estão neste momento 14.364 empresas. O maior número de empresas por atividade económica, atualmente existentes, são de Comércio a Retalho, Comércio por Grosso, Promoção Imobiliária/ Construção de edifícios, Restauração e a Agricultura/Produção animal/Caça, ultrapassando em cada setor as 1000 empresas em atividade.

 

Texto: André Santos

Imagem: Wikipedia

a