Cucujães: Autarquia apoia Igreja Paroquial com 103 mil euros para requalificação do antigo Hospital do Sangue

O município de Oliveira de Azeméis resolveu apoiar financeiramente as obras de requalificação do antigo Hospital do Sangue/Mosteiro Beneditino dos Monges, na freguesia de Cucujães. A comparticipação prevista é no valor de 103.430 euros, que corresponde a 20 % do valor global da obra 517 mil euros).

Por Mariana Fernandes

O apoio será objeto de um contrato programa a assinar entre a autarquia e a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Martinho de Cucujães.

Segundo o comunicado, a requalificação e ampliação do edifício permitirá à paróquia alargar as respostas/valências sociais (salão polivalente, museu, quarto para peregrinos, sala de atividades manuais, biblioteca, entre outras).

Será possível, “preservar, ao mesmo tempo, um imóvel com interesse histórico, social e arquitetónico que faz parte do património cultural oliveirense.”

Joaquim Jorge, presidente da autarquia diz que “esta é uma obra importante pela dimensão social, humana e espiritual que o novo equipamento, depois de requalificado, irá proporcionar à comunidade”

a