Requalificação da EN225: autarca de Castro Daire reuniu com o ministro

No passado dia 12 de abril o presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Paulo Almeida, reuniu por videoconferência com o ministro e com o secretário de estado das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos e Jorge Delgado, e reforçou “a necessidade da intervenção urgente na Estrada Nacional 225”.

Por Luciana Soares

A petição lançada pelo Município de Castro Daire foi aprovada em Assembleia da República resultado de várias reuniões com os diversos grupos parlamentares, comissão de obras públicas, reuniões com a tutela e várias visitas ao terreno por parte de deputados e representantes do Governo.

Todo este trabalho culminou com a recomendação da Assembleia da República ao Governo, aprovada por unanimidade, para a requalificação urgente da EN225. Nesta sequência, as Infraestruturas de Portugal – IP elaboraram o respetivo projeto de execução, cujo montante ascende a cerca de 5 milhões de euros.

A abertura do procedimento de contratação pública continua a aguardar a autorização por parte do Ministério das Finanças desde 13 de março de 2020. No decurso da reunião, o autarca reiterou a importância desta via para os castrenses e sublinhou o acentuado estado de degradação da mesma, colocando em causa a segurança das pessoas que nela diariamente circulam.

No final da reunião, o ministro das Infraestruturas e Habitação reiterou o compromisso de, internamente, voltar a interpelar o Ministério das Finanças com o intuito de obter a aprovação da portaria de extensão de encargos que irá permitir o lançamento da obra.

a