Fase intermunicipal do concurso nacional de leitura decorre esta semana na Mealhada

No próximo dia 16 de abril vai ter lugar a final do Concurso Nacional de Leitura, no concelho da Mealhada. A iniciativa acontece pela primeira vez e reúne crianças e jovens dos 19 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Por Jéssica Pereira

A fase intermunicipal realiza-se esta sexta-feira, com a prova escrita, e conta com nove alunos apurados, desde o 1º ciclo ao Ensino Secundário. No dia 21 de abril, os finalistas desta fase do concurso vão ser avaliados com a prova oral, em formato online, e contará com a presença do contador de histórias Jorge Serafim.

Esta etapa conta com os alunos João Mano, Letícia Oliveira, Matilde Simões do 1º ciclo; Isaac Serra, Matilde Rodrigues e Maria Eduarda Gomes do 2º ciclo e Maria da Luz da Cruz, José Conceição e Sofia Costa do 3º.

Os alunos vencedores vão representar a região de Coimbra na fase nacional que decorrerá no dia 5 de junho, em Oeiras.

Um dos objetivos principais passa por “estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora”.

Recorde-se que o Concurso Nacional de Leitura é o maior evento de promoção de leitura dirigido a estudantes. A organização desta atividade parte do Plano Nacional de Leitura, em articulação com a RTP, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e a Rede de Bibliotecas Escolares, incluindo as municipais.

Consulte mais informações aqui https://biblioteca.cm-mealhada.pt/menu/736/CNL_2021