Turismo rural continua reduzido no interior do país

O turismo em Portugal, atualmente, obtém  mais  procura nas cidades litorais do que no interior do país.

Em Lisboa, no final do ano de 2015, existiam 265 empresas associadas ao turismo rural. No final de 2016, a capital do país já dispunha de 310 empresas.

No entanto, ao comparar estes valores com os de Vila Real, vê-se a notória diferença regional a nível do turismo, e por consequência, da economia. No final de 2015, em Vila Real, haviam 93 empresas de turismo rural. Um ano mais tarde, o número das empresas da área aumentou para 103.

Para além da significativa diferença do número de empresas existentes, também o aumento é acentuado. Enquanto em Lisboa, num ano de alguma prosperidade económica, houve um aumento de 45 empresas na área do turismo, em Vila Real surgiram apenas mais 10.

Com a marcante procura do turismo no litoral de Portugal, principalmente nas áreas metropolitanas, o litoral acabou por não se desenvolver ao mesmo nível. Bragança, Évora, Castelo Branco e Viseu, de acordo com as estatísticas do Observatório Racius, são alguns dos distritos que, no final de 2016, tinham menos empresas a nível do turismo rural.

 

Texto: Dália Magalhães

Foto: Wikipedia

a