Centro de Saúde da Pampilhosa recebe unidade móvel dada pela Câmara

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Caminhos do Cértoma, na Pampilhosa, recebeu no dia 9 de abril uma unidade móvel oferecida pela Câmara Municipal da Mealhada. Rui Marqueiro, presidente da autarquia considera “um equipamento fundamental para acorrer às necessidades da população e também dos profissionais de saúde”.

Por Maria Lobo

Uma outra viatura semelhante à que foi adquirida agora já tinha sido entregue à Unidade Saúde em janeiro com a pequena diferença de que esta é totalmente suportada pela Câmara Municipal da Mealhada. O investimento da carrinha elétrica foi no valor de 36.315 euros com iva incluído.

Viatura foi parcialmente paga pela autarquia

Rui Marqueiro refere que a viatura foi parcialmente paga pela autarquia e a mesma “fazia parte de uma candidatura da Comunidade Internacional da Região de Coimbra, no âmbito do projeto Região de Coimbra + Proximidade”. O presidente da autarquia sublinha ainda que “como apenas era possível atribuir uma viatura por município, a autarquia entendeu que cada Unidade de Saúde Familiar deveria ter a sua, para que todos os profissionais de saúde do concelho pudessem ter condições para trabalhar”.

Rui Ribeiro, coordenador da Unidade de Saúde Familiar Caminhos do Cértoma, garante que a viatura será usada diariamente no apoio domiciliário, tanto o médico como a equipa de enfermagem. Acrescenta ainda que a unidade móvel “é uma enorme ajuda da Câmara”, já que a USF cobre uma área geográfica muito grande e existe “uma grande franja de população que está impossibilitada de se descolar à unidade”. Situação que obrigava à unidade a ter uma grande despesa em táxi.

a