Comissária Ylva Johansson em Lisboa para divulgação do relatório sobre o crime organizado

Ylva Johansson, comissária europeia dos Assuntos Internos, vai marcar presença no evento da EUROPOL, realizado em Lisboa na próxima segunda-feira. A edição de 2021 pretende divulgar o Relatório de Avaliação da Ameaça do Crime Grave e Organizado na EU (SOCTA).

Por Jéssica Pereira

No relatório em questão consta a análise detalhada da ameaça da criminalidade grave e organizada que a União Europeia defronta.

Em declarações e como forma de antecipação, Ylva Johansson, afirma que “a criminalidade organizada constitui uma verdadeira ameaça transnacional para as nossas sociedades”, considerando o relatório SOCTA da Europol importante porque “identifica mudanças no panorama da criminalidade grave e organizada na UE”.

A vinda a Lisboa contará, também, com a visita a dois órgãos pertinentes responsáveis pela monitorização e combate ao tráfico de droga: o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDA) para uma reunião, às 12h00, e o Centro de Análise e Operações Marítimas – Narcóticos (MAOC-N), pelas 14h00.

“Será um dia importante em Lisboa”, anuncia Ylva Johansson.

O evento inicia às 10h00 e terá a duração de 1h15min, na sede da Polícia Judiciária (PJ) em Lisboa, na Rua Gomes Freire. Contará com a presença de Francisca Van Dunem, ministra da Justiça, Catherine De Bolle, diretora executiva da Europol e Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna.

Recorde-se que está previsto para dia 14 de abril o debate em Colégio de Comissários de duas estratégias europeias: a Estratégia da UE de luta contra o tráfico de seres humanos e a Estratégia da UE para combater a criminalidade organizada 2021-2025.

Tendo em conta a situação pandémica que se faz sentir, os jornalistas interessados devem contactar o Gabinete de Imagem e Comunicação da PJ através do e-mail gabic@pj.pt. O evento pode ser acompanhado em direto através da página da EUROPOL e nas redes sociais com o marcador #SOCTA2021.

a