Turismo Centro de Portugal mostrou as vantagens da região para a nova realidade do teletrabalho

O Turismo Centro de Portugal promoveu, na passada quarta-feira, o 1º Webinar “Work From Centro de Portugal” (“Trabalhar a Partir do Centro de Portugal”, em português).

Por Jéssica Pereira

A questão do teletrabalho, no presente e futuramente, e as vantagens que a região Centro de Portugal oferece a quem escolher este território para trabalhar apartir de casa foram os principais temas discutidos no Webinar. O evento contou com a presença de vários convidados, desde nómadas digitais a empreendedores.

Foi no início da sessão que Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, reforçou a ideia de que “mesmo depois da pandemia o trabalho remoto vai permanecer” e que “as casas vão tornar-se mais tecnológicas e adaptadas ao teletrabalho”.

“Work From Centro de Portugal” é um projeto que surgiu pelas mãos de Carlos Bernardo e Joana Pires Araújo, do Estúdio Tipo-grafia, e resultou numa parceria com o Turismo Centro de Portugal, que prepara os agentes turísticos locais de forma a conseguirem responder às necessidades desta nova realidade. É possível recorrer a um Manual de Boas Práticas que dispõe de workshops de capacitação, dirigidos a entidades públicas, associações, entre outras.

A participação nos workshops requere inscrição prévia e pode ser feita aqui https://forms.gle/ERSJ9GKYgRc5GeEv6.

O projeto inclui também um microsite, que será inserido no site do Turismo Centro de Portugal (www.turismodocentro.pt) no próximo mês.

No decorrer do evento foram apresentados dois exemplos de boas práticas de teletrabalho no Centro de Portugal: Sara Alho, do projeto Selina, contou que foi criada uma “plataforma de network para pessoas com interesses comuns. Asseguramos que todos os dias, após o trabalho, há atividades para as pessoas fazerem, como meditação, ioga ou running…” O projeto Selina disponibiliza espaços de coworking com oferta de atividades complementares.

Catarina Serra, diretora geral do espaço Cerdeira – Home For Creativity, apresentou o projeto que assume como “um retiro no meio da Serra da Lousã”. “Recebemos pessoas de férias e em trabalho, que se instalam em pequenas casinhas totalmente equipadas e com Internet de alta velocidade… Temos todas as condições para receber trabalhadores remotos”, refere.

Recorde-se que o Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país, sendo a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios.

A transmissão do evento realizado pelo Turismo Centro de Portugal foi feita através da plataforma zoom, e contou com cerca de 500 inscrições. O vídeo da sessão foi disponibilizado na página de Facebook e pode ser visto aqui https://bit.ly/2POfSJm

a