Viseu Cultura + apoia setor da cultura

O número de candidaturas para apoio financeiro ultrapassou as duas centenas e os projetos aprovados recebem de imediato 30% do apoio definido

Por Maria Lobo

Numa altura difícil para todos, especialmente para os profissionais da área da cultura, o Município de Viseu aprovou 93 candidaturas de agentes culturais, no âmbito do “VISEU CULTURA +”, um subprograma do “VISEU CULTURA” destinado a apoiar a manutenção da atividade artística e cultural de artistas, bandas e coletividades do concelho. Num total de 86 propostas que originarão 159 espetáculos/atividades presenciais e 7 propostas digitais que irão receber apoio municipal para a sua produção e realização abrangendo praticamente todas as freguesias do concelho.

Conceição Azevedo, vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu afirma que o município não hesitou em avançar com o projeto e apoiar o maior número possível de agentes culturais numa altura tão delicada para quem vive da cultura. O subprograma foi lançado no mês de fevereiro com uma verba de 150 mil euros destinados pela autarquia. Apesar de o programa ser destinado apenas a promotores do concelho, o número de candidaturas excedeu as duas centenas vindas de diferentes pontos do país e uma do exterior, de Londres. “A recetividade que sentimos na resposta ao desfio que lançámos, demonstra bem o alcance da política cultural que o Município de Viseu desenvolveu nos últimos anos”, lembra Conceição Azevedo.

O júri responsável pela análise técnica na escolha das candidaturas preocupou-se em chegar ao maior número de pessoas e alcançar o maior número de áreas possível, tendo sido selecionados projetos nas áreas da Música, Artes Performativas, Cinema, Oficina e Novo Circo.

O objetivo deste subprograma é contribuir para a manutenção da atividade artística do concelho e para o enquadramento no plano de ação anual “Viseu Cidade-Jardim”.

O calendário de lançamento dos conteúdos digitais é gerido pelo Município de Viseu e as atividades serão distribuídas durante o ano de 2021. No entanto, a autarquia vai já avançar com 30% do financiamento atribuído a cada proposta, como forma de reserva do espetáculo/atividade. Conceição Azevedo conclui que “nos últimos anos, segundo o INE, Viseu alcançou o 1º lugar no número de sessões ao vivo por mil habitantes e o 2º lugar no indicador de públicos em espetáculos ao vivo por mil habitantes. O nosso concelho encontra-se também em 4º lugar do número absoluto de espectadores, a seguir a Braga, Lisboa e Porto. Este é um património conquistado nos últimos anos que não podemos perder, pelo que a autarquia continuará a apoiar o setor da cultura”.

a