Municípios de Nelas, Mangualde e Penalva do Castelo apresentam “Cultura do Dão”

Por Luciana Soares

No passado dia 23 de março os Municípios de Nelas, Mangualde e Penalva do Castelo apresentaram o projeto da rede “Cultura do Dão”, um projeto financiado pelo Centro 2020 com uma verba de 295 mil euros.  Um Projeto apresentado pelos três municípios que visa “desenvolver o movimento cultural na vertente associativa, nos 3 Municípios, sendo constituído por 45 eventos, 15 a realizar em cada um deles”.

Os eventos, graças à pandemia da Covid-19, serão constituídos por atuações preferencialmente ao ar livre, em zonas verdes e zonas históricas, durante todo o ano.

Alguns dos eventos tiveram já lugar em 2020 e vão manter-se em 2021. O Próximo espetáculo é já no dia 27 de março com o “Amentar das Almas” que será online e em direto nas plataformas do facebook dos 3 municípios. A Associação Filarmónica de Vilar Seco, o Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara de Mangualde e o Grupo de Cantares da Ínsua vão estar presentes neste espetáculo.

O Município de Nelas no âmbito deste projeto, apresenta espetáculos como “Noites Semínimas”, a cargo da Associação Contracanto, o Festival de Artes Performativas “Habitua-te”, o Festival de Jazz “in Time”, o “MunicípioAnima” (animação de verão com artistas locais), recriações históricas e espetáculos no âmbito da Feira do Vinho do Dão, tudo ações a realizar, essencialmente, de abril a outubro deste ano.
Além desta rede cultural da “Cultura no Dão”, o Município de Nelas terá ainda o programa cultural “Alto Mondego, versão 2.0”, este em rede com os Municípios de Mangualde, Fornos de Algodres e Gouveia, rede de Municípios do Alto Mondego que espera concluir também o programa cultural que estava em curso na vertente de teatro, a cargo da Associação Contracanto.  

A autarquia nelense verá ainda as suas associações e os seus Munícipes serem contemplados com os espetáculos e uma outra rede cultural, financiada pelo Centro 2020 à CIM Viseu Dão Lafões, e que envolverá espetáculos como as “Músicas que o Vinho Dão”, que percorrerá alguns dos Municípios da CIM e um espetáculo a criar pelas associações culturais envolvidas na rede cultural como a Acert, o Teatro Viriato ou Teatro Montemuro, entre outros, que percorrerá todos os municípios do território.
a