Mangualde recebe “maior e mais pesado” carrilhão itinerante para dois concertos

“O Carrilhão Lvsitanvs” chega a Mangualde na sexta-feira, dia 2 de abril, para assinalar a Páscoa com dois concertos, apresentando temas para todos os gostos musicais, desde o mais erudito ao mais popular. É composto por 63 sinos pesando cerca de 12 toneladas.

Por Mariana Fernandes

Em comunicado a autarquia afirma que é “um carrilhão tipicamente português e uma novidade única na Península Ibérica, e está a despertar o interesse e curiosidade entre os amantes da música devido à sua versatilidade em criar obras musicais dos mais variados estilos”.

Desde 2015 a dar música pelo país fora, o carrilhão apresenta uma grande mobilidade quer seja em recintos fechados ou ao ar livre, a solo ou com outros instrumentos e tem marcado presença em audições de música erudita, arraiais e festas medievais.

Os concertos estão marcados para o dia 2 de abril, pelas 15:00, na freguesia de Chãs de Tavares e, à noite, às 21:30, no Largo Dr. Couto, no centro de Mangualde.

O município convida toda população a assistir aos concertos nas suas casas e esclarece que “não será permitida assistência no local, nem aglomerações”.

“Tratando-se de uma novidade única em Portugal e na Península Ibérica, o Carrilhão Lvsitanvs está a despertar grande interesse nos amantes da música, e, consequentemente, a incentivar uma nova forma de ouvir música”, defende a autarquia.

a