Mini-ecopontos domésticos começaram a ser distribuídos em Oliveira de Frades

A Associação Planalto Beirão, na qual o Município de Oliveira de Frades faz parte lançou, na segunda-feira (22 de março), o projeto “ideia com futuro- Reciclar no Planalto Beirão”, consiste na distribuição porta-a-porta de mini-ecopontos domésticos de lixo no concelho de Oliveira de Frades.

Por Mariana Fernandes

A distribuição das “ecobags” em todo o concelho tem como objetivo separar em casa os resíduos recicláveis para que estes sejam depois valorizados e transformados em matéria-prima para novos produtos, evitando assim o depósito no aterro sanitário.

O Plano de Sensibilização e Educação Ambiental, elaborado pelo Planalto Beirão foi apresentado ao executivo e aos técnicos da autarquia de Oliveira de Frades. Em comunicado, as duas entidades destacam que o objetivo passa por aumentar a separação dos resíduos recicláveis de papel e cartão, plástico e metal e vidro e incentivar a redução da produção de resíduos, “promovendo a adoção de boas práticas de separação e de utilização dos equipamentos para melhorar a qualidade da separação.

Em 2025, o Planalto Beirão pretende que 65% dos resíduos de embalagens produzidos sejam separados e reciclados.

a