Prémio Nobel da economia atribuído a Richard H. Thaler

Mostrar que a economia e a psicologia podem coabitar no mesmo espaço, valeu a Richard H. Thaler o prémio Nobel da economia nesta segunda-feira. O economista comportamental, de nacionalidade norte americana, e professor na Universidade de Chicago, mostra que as pessoas são mais que números.

Os seus estudos são facilmente descodificados de forma a que quem não é licenciado em economia ou gestão perceba com facilidade. Ou até ter o efeito contrário, demonstrar a economistas e políticos que as suas medidas não têm uma ação-reação nos contribuintes.

Em entrevista ao Público, Thaler descreveu um simples episódio de como funciona a mente humana. Um vendedor de guarda chuvas vê oportunidade de lucro quando chove, aumentando os seus preços, no entanto, nada lhe garante que sejam vendidos mais guarda chuvas, uma vez que já é sabido o aumento do custo dos mesmos. Conseguimos assim provar, que nem sempre a mente e vontade humana vão de encontro aos números e probabilidades favoráveis.

Não é a primeira vez que o norte americano está na ribalta. Em 2015, Richard H. Thaler teve uma breve aparição no filme premiado pela Academia, A Queda de Wall Street.

Texto: Joana Rodrigues

Foto: Universidade de Chicago